Análise semiótica em marketing e publicidade
Em virtude das fortes alterações econômicas e tecnológicas, pelas quais passam os mercados e as sempre crescentes novidades conceituais como marketing de permissão, viral, de filiação, e-CRM etc., faz-se necessário desenvolver novos modelos de captação e estruturação de partes da realidade, contando com o fato de que existem ramificações e extensões, que devem ser previstas ou indicadas. A máscara fornecida por esse modelo deve ser ágil, versátil e extremamente flexível, pois não é possível buscar instrumentos de conhecimento que sejam rígidos, diante de um mercado volúvel e instável como é o global, que se localiza até nos mais simples processos nos mercados.
A análise semiótica em marketing e publicidade é uma nova forma de investigação de problemas específicos da realidade (problemas da ordem comunicacional: sites, campanhas, imagens de políticos, entre outros), que tenta lidar com as variadas relações desenvolvidas entre os fenômenos investigados e o impacto que causam, ou sofrem ao entrar no mercado, além das ondulações provocadas no público-alvo e, até mesmo, na e pelas campanhas publicitárias, promocionais e/ou institucionais preparadas.
A tendência da análise semiótica é se projetar em rede, buscando não apenas mapear as interfaces do fenômeno investigado, mas também analisá-las. Seu objetivo específico é descobrir, ou melhor, investigar as cadeias de interpretações possíveis para os seguintes tópicos de marketing:
- Produtos e serviços em geral (lançamentos, sustentações, relançamentos, posicionamento, reposicionamento);
- Marcas (identidade, posicionamento, reposicionamento, aplicações);
- Identidade visual (programações visuais, layouts organizacionais, sites, imagens de políticos).
Portanto, esta possibilidade de compreensão mais aprofundada dos fenômenos de marketing funciona em sinergia com outras ferramentas como: pesquisa de mercado (qualitativa e quantitativa); planejamentos; criação publicitária; programações visuais; design de embalagens etc.
Inserida nestes momentos, a análise semiótica fornece dados coerentes e relações argumentativas, que embasam o desenvolvimento dos projetos de marketing, reforçando seus direcionamentos, ou ajudando na construção de novas estratégias.
O que chamamos por cadeias de interpretações são os significados gerados pelos fenômenos de marketing (produto, serviço, marca, identidade visual), que ao tomarem contato com o mercado, com o público-alvo, ou mesmo com alguma forma de veiculação publicitária são capazes de produzirem sensações, ações e reflexões.
A análise semiótica investiga esses apelos (emocionais, energéticos e racionais) e o efeito deles, como interpretações as quais o mercado em geral pode chegar, ou deve chegar.
Controlar tais efeitos é essencial para o bom aproveitamento para as ações de marketing e comunicação, independentemente de como ela se apresentar: publicitária, promocional, institucional, de incentivo ou identidade visual.
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- O potencial estratégico da análise semiótica em marketing e comunicação empresarial
- Afinal, o que a semiótica tem a ver com o marketing?
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