Planejamento estratégico em política
Toda ação de marketing, seja ela eleitoral, política ou empresarial, sustenta-se no planejamento estratégico. Estratégia é um termo que vem do grego arcaico strategia e significa “a arte do general”. Após a definição do público-alvo e do posicionamento, o ponto de partida será o levantamento da identidade do candidato (suas características pessoais, história política, origem, valores, formação escolar etc.). A comunicação precisa conhecer detalhes do “produto” que irá oferecer. Algumas qualidades serão esquecidas, outras destacadas.
Tal qual o general em uma guerra, é fundamental conhecer profundamente do terreno, as potencialidades e defeitos do exército adversário e as nossas. A qualidade das informações que serão analisadas é determinante para a definição de uma estratégia adequada. Planejar com base em informações imprecisas ou erradas leva a um final desastroso.
O planejamento em campanha eleitoral deverá abranger três níveis complementares: o estratégico, o tático e o operacional.
A escolha da estratégia de comunicação da campanha significa definir os meios a serem utilizados para que o eleitor-alvo decida votar em um candidato. Deve ser sustentada no tripé informação-propaganda-promoção, tendo como premissa o eixo político da campanha.
A pesquisa é ferramenta fundamental no planejamento estratégico de uma campanha eleitoral. São costumeiramente utilizadas com o objetivo de interpretar, à luz da psicanálise e de técnicas cognitivas e associativas, as razões profundas dos eleitores para a escolha e definição de voto.
A partir deste briefing será elaborado o conceito da campanha, ou seja, o conjunto de ideias que o eleitor fará do candidato. É a meta da comunicação. Na prática, significa detectar “palavras-chave”, adjetivos que componham a identidade do candidato e, ao mesmo tempo, sejam desejados pelo eleitor.
O conceito almejado é a base para definição da imagem da campanha – composta pelo programa do candidato, slogan e logomarca, tom de voz, matizes do discurso, símbolos culturais a serem destacados, cores da campanha etc. – a ser trabalhada em todas as frentes de ações táticas e operacionais.
Veja também outras frentes de atuação em que a Pluricom pode ajudar em sua campanha
- Estudo de viabilidade
- Propaganda (mídia impressa, eletrônica e digital)
- Horário gratuito da propaganda eleitoral
- Mídias digitais e redes sociais
- Assessoria de imprensa, media training e gestão de crise
- Organização de eventos
- Treinamento de equipes: comunicação de militância
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