Clientes
Público em geral poderá assistir conferências do Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico
Nov 08, 2012
Evento abre espaço para a comunidade assistir as conferências com a filósofa Marilena Chaui, a poetisa Adélia Prado, o psicólogo Gilberto Safra e o psiquiatra argentino Jorge Luis Pellegrini.
"O Acompanhamento Terapêutico é uma prática inovadora e importante que libera o acompanhado - o paciente - do estigma da loucura, do estigma do discurso psiquiátrico que segrega, que isola, que interna", afirma a filósofa Marilena Chaui. Segundo ela, o Acompanhamento Terapêutico "pensa o paciente - o acompanhado - como aquele que tem um sofrimento que precisa ser compartilhado. O acompanhamento é compartilhar a dor e o sofrimento, mas também compartilhar a alegria da passagem da dor à esperança de uma vida nova", afirma.
Com o intuito de viabilizar o acesso do público interessado em discutir questões relacionadas ao tratamento psiquiátrico humanizado, a comissão organizadora do Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico, que acontece de 15 a 17 de novembro em São Paulo, abre inscrições avulsas para suas conferências.
“A proposta”, explica a presidente do congresso, a psicóloga Luciana Chaui, “é viabilizar a participação de todos aqueles que se interessam pela temática, e não apenas pesquisadores e profissionais diretamente envolvidos com a questão do acompanhamento terapêutico, como as áreas da Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Direito, entre outros”.
Os interessados poderão fazer sua inscrição para apenas um dia do evento, que tem como tema Polifonia: as diversas vozes do AT. Este é o terceiro congresso em nível nacional, o oitavo ibero-americano e o sétimo internacional da área.
Na quinta-feira, 15 de novembro, às 19h30, está programada a conferência Cotidiano: horizonte de revelação, com a poetisa Adélia Prado e o psicólogo Gilberto Safra.
No dia 16, das 8h às 10h, acontece a mesa-redonda Temporalidade: Passado, Presente, Futuro do AT, com o psiquiatra argentino Jorge Luis Pellegrini, e os psicólogos e pesquisadores brasileiros Marcus Vinicius de Oliveira Silva e Kleber Barretto.
No sábado, 17 de novembro, às 16h, a conferência de encerramento será com a filósofa Marilena Chaui, que aborda o tema A liberdade como pluralidade: mil vozes. Assista vídeo em que a filósofa aborda a importância do acompanhamento terapêutico: http://ow.ly/f7qrX
O Congresso de Acompanhamento Terapêutico acontece na unidade Paraíso da UNIP (av. Vergueiro, 1211), em São Paulo.
As inscrições avulsas custam R$ 100 por dia. Mais informações sobre a programação do evento e formas de inscrição estão disponíveis pelo telefone (11) 7424-3362, e-mail [email protected] ou no site da entidade: www.aat.org.br.
A Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT) foi criada em 2006 quando um grupo de pessoas que trabalha há anos com Acompanhamento Terapêutico (AT) se reuniu para promover a saúde, produzir conhecimento e desenvolver trabalhos variados na área. É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de Acompanhamento Terapêutico.
Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom