Clientes
Associação de Acompanhamento Terapêutico lança revista científica
Nov 13, 2012
Primeira edição da revista 'ATravessar' será apresentada no Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico e conta com artigos de Marilena Chaui e Gilberto Safra, entre outros autores nacionais e estrangeiros
Ao invés de segregar, isolar e internar pacientes em sofrimento psíquico, uma nova tendência tem se configurado como alternativa ao discurso psiquiátrico tradicional. O Acompanhamento Terapêutico, prática que visa humanizar o tratamento e promover a inserção sociocultural de pacientes por meio do acompanhamento de sua vida cotidiana, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e envolvendo um número crescente de profissionais não apenas da área de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. No campo da Educação, realiza um trabalho de inclusão e, no Judiciário, nas intervenções com liberdade assistida, situações de abrigamento e moradores de rua; atua também com populações de Hospitais de Custódia (antigos manicômios judiciários). Envolve, portanto, profissionais de variadas áreas, como Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Direito.
No Brasil, esses pesquisadores e profissionais vêm se mobilizando e, em 2006, fundaram a Associação de Acompanhamento Terapêutico, entidade que tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de Acompanhamento Terapêutico. “Já era tempo de termos uma publicação de cunho científico que pudesse ajudar a organizar, incentivar e divulgar as pesquisas realizadas na área”, explica a editora da revista ATravessar, Luciana Chaui-Berlinck, doutora em Psicologia da Educação e presidente da ATT. “A revista nasce em um momento significativo da associação, por acreditarmos que o campo do AT está se ampliando e buscando cada vez mais interlocuções e que é nosso papel e dever ajudar nesta tarefa”, explica.
A primeira edição de ATravessar: Revista de Acompanhamento Terapêutico circula com 120 páginas, nove artigos e duas resenhas sobre livros da área, que contam com colaborações de Marilena Chaui, Kuras de Mauer e Resnizky, Gilberto Safra, Kleber Barretto, entre outros autores nacionais e estrangeiros. Clique aqui para conhecer o conteúdo de estreia.
A revista será lançada durante o Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico, que acontece de 15 a 17 de novembro, na unidade Paraíso da UNIP. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.aat.org.br.
Sobre a ATravessar – A ATravessar: Revista de Acompanhamento Terapêutico é editada pela AAT (Associação de Acompanhamento Terapêutico). Propõe-se a ser um periódico científico semestral temático, com o objetivo de publicar investigações e desenvolvimentos teóricos, relatos de pesquisas, debates, entrevistas e resenhas que contenham análises, críticas e reflexões sobre temas, fatos e questões do AT. Publica também artigos voltados à interlocução entre o AT e os vários campos do saber.
A publicação aceita textos redigidos preferencialmente em português; espanhol e inglês. Os manuscritos devem ser inéditos e originais. Ao serem recebidos, os trabalhos passam por uma conferência preliminar, relativa aos dados exigidos pelas Instruções aos Autores (disponível em: http://www.aat.org.br/normas-para-envio-de-artigos-revista-aat/). A seguir, são remetidos aos membros da comissão editorial para emissão de parecer, em sistema “duplo cego” (double blind review), preservando a identidade do autor e do avaliador. Os trabalhos aprovados são encaminhados ao coordenador da referida comissão e todos os autores são notificados sobre a aprovação, reprovação ou necessidade de reformular seu trabalho.
Revista ATravessar | Nº 1 | 2º semestre de 2012
Número de páginas: 120
Preço: R$ 25,00
ISBN: 2316-7092
Como adquirir a publicação: a Revista ATravessar pode ser adquirida online pela Livraria Resposta: www.livrariaresposta.com.br
Mais informações sobre a ATT estão disponíveis no site www.aat.org.br
A Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT) foi criada em 2006 quando um grupo de pessoas que trabalha há anos com Acompanhamento Terapêutico (AT) se reuniu para promover a saúde, produzir conhecimento e desenvolver trabalhos variados na área. É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de Acompanhamento Terapêutico.
Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom