Clientes
Chico Santa Rita faz palestra sobre Mídia e Política em Belo Horizonte e lança livro sobre campanhas eleitorais
May 13, 2014
Evento acontece na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 14h, no Auditório da Fundação João Pinheiro, durante o II Prática Pública, espaço de discussão e intercâmbio entre estudantes e profissionais de administração pública. Na ocasião, Chico Santa Rita autografa seu mais novo livro: "Batalha Final".
O consultor em marketing político Chico Santa Rita, pioneiro da atividade no Brasil, lança Batalha Final: o marketing político levado às últimas consequências, pela Pontes Editores, livro derradeiro da trilogia sobre a sua experiência em campanhas eleitorais e que desvenda os bastidores da política brasileira.
Com absoluta transparência, Santa Rita relata sua experiência prática no comando do marketing e da comunicação de várias campanhas eleitorais, nos últimos anos, quando seu conhecimento tático e estratégico o levou a vitórias mesmo em situações muito difíceis.
É o caso de Mato Grosso do Sul, onde Lula (e seu alto índice de aprovação) apoiou Zeca do PT e Chico comandou a campanha vitoriosa de André Puccinelli ao governo do Estado, montando uma estratégia de “anteparos” para conter a força do apoio do ex-presidente.
Chico faz uma descrição minuciosa do funcionamento de cinco campanhas municipais, nas quais trabalhou em 2008, traçando um panorama das peculiaridades envolvidas em cada uma delas. Todas eram campanhas de reeleição; todas tiveram desenvolvimento diferenciado; todas foram vitoriosas.
Ainda é relatada a sua experiência em complicadas campanhas municipais em 2012. E demonstra como a “lei da Ficha Limpa” acabou sendo driblada por vários candidatos. Pior: com o apoio e a complacência da população.
Em um trabalho de conscientização da opinião pública, resgata também os bastidores da disputa junto à CBF/Fifa, para que Campo Grande (MS) fosse escolhida para sediar jogos da Copa do Mundo 2014. A opinião pública atendeu ao chamado, as condições gerais da capital sul-matogrossense eram excelentes, mas o “tapetão” funcionou e a cidade escolhida foi Cuiabá-MT.
Para finalizar, Chico Santa Rita dedica um capítulo à sua própria experiência como candidato a deputado federal em 2010, com uma análise absolutamente cristalina dos meandros da política partidária brasileira, incluindo denúncias de corrupção e compra de votos. “As eleições proporcionais viraram uma esculhambação; uma verdadeira zona... eleitoral”, diz Chico.
Trilogia - Chico Santa Rita participou de todas as eleições brasileiras, desde a primeira após o início da redemocratização em 1976. Seu trabalho, que faz parte da construção da democracia brasileira, também está narrado nos dois livros anteriores, agora relançados em um box, completando a trilogia:
- Batalhas Eleitorais, 2001.
- Novas Batalhas Eleitorais, 2008.
- Batalha Final – 2014.
Em cada obra, Chico Santa Rita avalia e aprofunda as estratégias que levaram a sucessos e fracassos, seus e dos seus adversários, em mais de 150 campanhas eleitorais realizadas. “Não ganho eleições só nos acertos. Aprendo constantemente. E também sou “ajudado” pelos erros dos outros.” Campanhas que muitas vezes foram precedidas por um trabalho minucioso de marketing governamental, promovendo as ações dos governantes e das entidades públicas.
Com uma trajetória bem sucedida e uma inatacável seriedade profissional, Chico explica que “marketing político é como uma roupa feita sob medida; aqui não cabem peças prêt-à-porter”. Ele participou, e saiu vitorioso, das duas únicas consultas populares nacionais, ocorridas após a redemocratização: o plebiscito de 1993, com o Presidencialismo e o referendo sobre a “venda legal de armas”, em 2005, com a esmagadora vitória do “Não”.
Para quem está, quer trabalhar, ou entrar na política, os livros são imprescindíveis. Eles funcionam como um receituário que, mesmo sem a pretensão de o sê-lo, dão o passo-a-passo sobre questões estratégicas e táticas envolvidas no marketing político, descritas por um dos maiores especialistas no assunto.
Sobre o autor – Chico Santa Rita é jornalista e publicitário, com passagens pelo Jornal da Tarde, várias revistas da Editora Abril, Rede Globo e Abril Vídeo. Há mais de 38 anos se dedica ao marketing político, sendo um dos pioneiros dessa atividade no Brasil.
Mais informações estão disponíveis no site: www.chicosantarita.com.br
Título: Batalha Final: o marketing político levado às últimas consequências
Autor: Chico Santa Rita
Número de páginas: 296
Formato: 16 x 23 cm
Preço Batalha Final: R$ 45,00
Preço box (trilogia): R$ 110,00
ISBN: 978-85-7113-513-0
Lançamento de Batalha Final em Belo Horizonte
Data: sexta-feira, 16 de maio, às 14h
Local: Auditório da Fundação João Pinheiro
Alameda das Acácias, 70 – Bairro São Luiz – Belo Horizonte (BH)
Site: www.fjp.mg.gov.br
Assessoria de Imprensa de Chico Santa Rita
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Luciene Balbino | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom