Clientes
Rede social para denunciar escândalos políticos completa hoje centésima edição
Aug 18, 2011
Iniciativa do jornalista Chico Santa Rita no Twitter registra a cada dia um novo caso de corrupção no país
Um dos maiores especialistas em campanha eleitoral no Brasil, o jornalista Chico Santa Rica resolveu, há exatos cem dias, usar a rede social do Twitter para registrar a cada dia um novo episódio de desvio de dinheiro público e escândalos políticos. “Estava inconformado com o volume de casos de corrupção que diariamente vêm à tona e resolvi não me calar”. Foi assim que nasceu a série de posts Escândalo do Dia, que chega hoje (18/08/2011) à sua centésima edição sem falhas.
“Infelizmente não há um dia sem uma nova denúncia”, afirma Chico Santa Rita. “Sinceramente, gostaria que, pelo menos um dia, não tivesse novidade. Seria motivo para comemorar. Mas não é essa a realidade: a cada dia surgem novas denúncias de corrupção”.
Em apenas 140 caracteres, Chico documenta a triste história política do País. “São casos escabrosos, envolvendo figurões do governo, empresas públicas, prefeituras e até o Congresso Nacional”. Seu repertório de casos colecionados ainda vai abastecer muitas edições futuras. “Tenho pelo menos mais uns vinte casos para tratar, mas estou focando nos mais absurdos e ofendem a nossa dignidade como cidadãos”, explica.
“A corrupção tem crescido vertiginosamente, disseminada na apropriação particular dos bens públicos e acobertada pela ausência de leis específicas para punir os corruptos”, comenta Chico Santa Rita em artigo publicado hoje no blog Observador Político (www.observadorpolitico.org.br), sob o título O país da corrupção enraizada. Para ele, é preciso levantar a voz, pois só com a força da opinião pública e a ação da sociedade civil será possível dar um fim a essa lamentável situação.
Para conhecer a relação completa dos Escândalos do Dia, basta acompanhar Chico Santa Rita no Twitter: @ChicoSantaRita ou clicar aqui para ver a listagem.
Quem é Chico Santa Rita - Começou a carreira de jornalista como redator em A Tribuna de Santos. Foi editor do Jornal da Tarde e da revista Realidade. Ainda na Editora Abril, dirigiu revistas, a house-agency e a Abril Vídeo. Na TV Globo, dirigiu telejornais, coberturas de grandes eventos e programas jornalísticos.
Como consultor em marketing político, Chico Santa Rita dirigiu mais de 120 campanhas tanto no Brasil como também na Bolívia e na Argentina, de políticos como Mario Covas, Orestes Quércia, Ulysses Guimarães, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, entre tantos outros. Foi também responsável pela vitória da campanha do “Presidencialismo” (1993) no plebiscito sobre a forma e o sistema de governo do Brasil e também pela campanha do “Não” (2005) no referendo do desarmamento.
Palestrante convidado por todo o Brasil para relatar sua experiência, é autor dos livros Batalhas Eleitorais (2001) e Novas Batalhas Eleitorais (2008) e diretor da Chico Santa Rita & Associados – Estratégia e Marketing, empresa que presta consultoria em inteligência estratégica, marketing político e imagem para empresas, corporações e projetos políticos de governos e candidatos. Mais informações estão disponíveis no site www.chicosantarita.com.br
Assessoria de imprensa da Chico Santa Rita & Associados:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom