Clientes
Edições Loyola é a maior parceira do Google Book Search no Brasil
Feb 25, 2008
Edições Loyola é a editora brasileira que ofereceu a maior quantidade de títulos para inclusão no Google Book Search, ferramenta de pesquisa on-line que possibilita a descoberta do conhecimento armazenado nos livros. Do total de 3,5 mil títulos do catálogo de Edições Loyola, 2.700 já estarão disponíveis neste formato ainda no primeiro semestre de 2008, número que pode ainda chegar a 3.200.
Comemorando 50 anos de existência em 2008, Edições Loyola é uma das dez maiores editoras do Brasil e conta com um catálogo diversificado, com publicações nas áreas de Filosofia, Teologia, Educação, Pedagogia, Psicologia, Comunicação, Sociologia e Política, História, Artes, Ética e Bioética. A cada mês, cerca de 12 novos títulos e 15 reimpressões se juntam a este universo, totalizando dois milhões de livros impressos por ano. Foi também a primeira editora católica do país a aderir ao novo formato de pesquisas de livros.
Para o Diretor de Edições Loyola, Pe. Danilo Mondoni, o acordo firmado com o Google abre um novo canal para divulgar o conhecimento armazenado no catálogo da editora. Fundada por jesuítas, Edições Loyola procura dar continuidade à contribuição da Companhia de Jesus à formação e ao fortalecimento da cultura brasileira e à sua missão de promover o enriquecimento cultural e espiritual de seus leitores. "Uma missão que se completa com esta nova maneira de se descobrir livros e informações pela afinidade temática", diz Mondoni.
O Google Book Search foi apresentado ao público pela primeira vez na Feira de Frankfurt de 2004. Desde então, o Google vem digitalizando obras de bibliotecas e editoras parceiras de todo o mundo, formando um acervo digital que deve chegar a 15 milhões de títulos em uma década.
Rodrigo Paranhos Velloso, manager do Google Book Search, explica que se trata de um sistema de busca de informações e não uma nova forma de ler livros na Internet. No caso dos conteúdos das editoras parceiras, como Edições Loyola, que é protegido por direito autoral, o usuário terá acesso a 20% do texto de cada livro. Segundo Velloso, este usuário “irá navegar pelas páginas de acordo com a pesquisa feita, degustar o livro, verificar se o conteúdo atende às suas necessidades e, se for o caso, utilizar os links disponíveis para comprar a obra completa”.
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Carlos Sandano | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br