Clientes
Debate sobre projeto de educação do MST no Rio de Janeiro
Mar 12, 2008
Autores lançam Educação e sociedade em evento aberto ao público no dia 18 de março, na UFRRJ.
Em evento a ser realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu - RJ, será lançado o livro Educação e sociedade: compromisso com o humano, publicado por Edições Loyola. A cerimônia acontecerá na próxima terça-feira, dia 18, às 19h no Espaço Cultural Sílvio Monteiro e vai contar com a presença dos autores da obra, Luiz Monteiro Teixeira e Roberta Maria Lobo da Silva.
Na ocasião, os autores protagonizarão um debate a respeito do projeto de educação e ação política que marca a história do MST. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos. O endereço do Espaço Cultural Sílvio Monteiro é Rua Getúlio Vargas 51, Centro. Informações pelos telefones (21) 2667-4017 e 2669-5661.
Educação e Sociedade: compromisso com o humano
Uma exaltação à liberdade e à justiça social por meio da educação. É desta forma que o livro Educação e Sociedade: compromisso com o humano, lançamento de Edições Loyola, se apresenta ao público para tratar da questão do MST e da Escola Nacional Florestan Fernandes, esta considerada de fundamental importância no processo de emancipação dos trabalhadores brasileiros por meio da educação.
Sob a ótica da luta de classes e dos ideais marxistas, os autores Luiz Monteiro Teixeira, sociólogo, e Maria Lobo da Silva, historiadora, apresentam a trajetória do MST como força motriz de uma busca pela liberdade em tempos de barbárie. Os autores exploram na obra a capacidade de conciliar a produção de conhecimento e experiências de formação humana à dinâmica de um movimento social que conta com 350 mil famílias assentadas além de outras 100 mil acampadas.
A trajetória do maior movimento social do Brasil é marcada por intensas manifestações e por seu papel fundamental no combate às desigualdades no campo. Mas um de seus grandes diferenciais em relação a outros movimentos que surgiram na história das lutas esquerdistas no Brasil é a formação de seus membros e a capacidade que têm de se organizar.
Preocupado em formar uma consciência de classe e uma base cultural de seus integrantes, o MST construiu, ao longo de sua história, um projeto de formação que integra conceitos de pedagogia da luta, do trabalho, da organização e da cultura. O processo de criação de uma estrutura de formação educacional se desenvolveu à medida que movimento ganhava relevo no contexto social do país, como explicam os autores.
Dividida em duas partes, a obra dá espaço a cada um dos autores para que desenvolvam a própria linha de raciocínio e ressaltem aspectos particulares da história do MST. Na primeira parte, Luiz Teixeira desdobra questões referentes à pedagogia e psicologia da educação, bem como o desenvolvimento da trajetória da educação superior do movimento social. Dando continuidade ao debate, Roberta Silva aprofunda o processo de construção da Escola Nacional Florestan Fernandes, fruto da experiência do MST em formação política. A historiadora também analisa a práxis organizativa no processo de formação humana.
Educação e Sociedade propõe uma visão do movimento de massa como um projeto de humanização que reconhece as contradições da realidade social que se apresenta, mas não nega a capacidade de sonhar com a superação dessas barreiras, que marcam o fim do século XX e o início do século XIX.
Título: Educação e Sociedade: compromisso com o humano
Autores: Luiz Monteiro Teixeira e Roberta Maria Lobo da Silva
Número de páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 23,00
ISBN: 978-85-15-03343-0
Os livros de Edições Loyola podem ser adquiridos pelo site:
www.loyola.com.br ou pelo telefone: (11) 6914-1922.
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Camila Gomes | [email protected]
Thiago Borges | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br