Clientes
Os desafios éticos das empresas no cenário contemporâneo
Apr 07, 2008
O livro Construir confiança – Ética da empresa na sociedade da informação e das comunicações é lançado por Edições Loyola com o objetivo de refletir acerca dos desafios que configuram o panorama do campo empresarial na atualidade. Apropriando-se do texto de estudiosos de diversas áreas do conhecimento, a catedrática de Ética da Universidade de Valencia (Espanha), Adela Cortina, organiza a obra traçando diretrizes e repensando a ação empresarial diante da realidade da globalização nas relações sociais.
O livro Construir confiança – Ética da empresa na sociedade da informação e das comunicações é lançado por Edições Loyola com o objetivo de refletir acerca dos desafios que configuram o panorama do campo empresarial na atualidade. Apropriando-se do texto de estudiosos de diversas áreas do conhecimento, a catedrática de Ética da Universidade de Valencia (Espanha), Adela Cortina, organiza a obra traçando diretrizes e repensando a ação empresarial diante da realidade da globalização nas relações sociais.
Cortina assume a concepção de que os novos desafios enfrentados por uma empresa em seu campo de atuação configuram oportunidades de crescimento e, paralelamente, riscos de que se tornem obstáculos. Tais desafios recebem três rótulos, para os quais é preciso ter três virtudes.
O primeiro desafio, de acordo com Adela, é a viabilidade das empresas nos tempos atuais, que exige o exercício da prudência, que por sua vez requer a construção de confiança. Outro rótulo proposto pela autora é a possibilidade de criação do que ela define por “cidadania cosmopolita”, utilizando-se dos avanços das tecnologias da informação. Para tanto, tem-se a necessidade do exercício da justiça. Por fim, é preciso assumir a responsabilidade coletiva, que aparece como terceira categoria de desafios na era da globalização. Esta pede atenção da empresa em relação à ética.
Na mesma perspectiva, Construir confiança abre um vasto espaço para a discussão sobre o conceito de “ética da empresa”. Adela Cortina busca as origens do termo nos anos de 1970 nos EUA e sua difusão nas décadas seguintes na Europa e América Latina. A princípio, o conceito enfrentou dificuldades de aceitação, entretanto, aos poucos as empresas começaram a assimilá-lo ao passo em que admitiam a atividade empresarial como humana e, consequentemente, imbuída de um grau variável de moral.
A autora também discute as organizações e os processos de formação do caráter de sua identidade a partir dos primeiros investimentos. Nessa fase, elas assumem sua “primeira natureza”, na qual predominam os caracteres de seus sócios. Com o passar do tempo, começam a tomar decisões ditadas pela sociedade. Dessa forma, a autora considera essas organizações como agentes morais, que forjam para si mesmas um determinado caráter.
O debate a respeito de ética empresarial é um tema que diz respeito a qualquer instituição. Conhecer os desafios que nascem com o desenvolvimento da globalização torna-se cada vez mais premente para empresários que administram grandes ou pequenos negócios.
Título: Construir confiança – Ética da empresa na sociedade da informação e das comunicações
Organizadora: Adela Cortina
Número de páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 31,00
ISBN: 978-85-15-03283-9
Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site:
www.loyola.com.br.
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Camila Gomes | [email protected]
Thiago Borges | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br