Clientes
Os processos de educação em seus aspectos mais subjetivos
Apr 01, 2008
Prazer, sofrimento, indiferença na educação é fruto de uma compilação de reflexões provenientes de estudiosos de diversas áreas a respeito da influência do prazer e do sofrimento nos processos de apreensão do conhecimento e formação humana. O lançamento de Edições Loyola, organizado por Jean-Pierre Pourtois e Nicole Mosconi, expressa o resultado de uma experiência de conjugação de idéias por um processo transdisciplinar de análise. A proposta do livro nasceu em Paris, durante a Bienal da Educação e da Formação do ano 2000. Na ocasião, foi projetado um vídeo com depoimentos de crianças e professores sobre seu prazer e sofrimento nos processos de educação e formação.
Prazer, sofrimento, indiferença na educação é fruto de uma compilação de reflexões provenientes de estudiosos de diversas áreas a respeito da influência do prazer e do sofrimento nos processos de apreensão do conhecimento e formação humana. O lançamento de Edições Loyola, organizado por Jean-Pierre Pourtois e Nicole Mosconi, expressa o resultado de uma experiência de conjugação de idéias por um processo transdisciplinar de análise.
A proposta de composição de Prazer, sofrimento, indiferença na educação nasceu em Paris, durante a Bienal da Educação e da Formação do ano 2000. Na ocasião, foi projetado um vídeo com depoimentos de crianças e professores sobre seu prazer e sofrimento nos processos de educação e formação. Em seguida, especialistas de diversas áreas fizeram suas considerações, que deram as diretrizes para o debate aberto ao público. A obra, portanto, é o resultado das reflexões expostas no evento. Ao montar o livro, os especialistas franceses em educação Pourtois e Mosconi se utilizaram também de algumas colaborações de estudiosos que não estiveram presentes na Bienal, mas que tiveram acesso ao vídeo e decidiram contribuir.
Fugindo das análises estatísticas de gráficos e tabelas como forma de observar o ser humano e o complexo processo de aprendizagem com bases em uma psicologia abstrata, o livro opta por um caminho subjetivo que observa os indivíduos a partir de experiências singulares. Esta escolha de uma abordagem menos teórica e mais empírica da questão busca uma compreensão mais ampla dos processos que envolvem a construção da educação.
Concebendo o prazer e o sofrimento como base dos mecanismos de motivação, os organizadores defendem a posição de que esses sentimentos definem o estado de satisfação do ser humano e, assim, ocupam importante papel na cultura ocidental. Mais especificamente, no que se refere à educação, tanto o prazer como o sofrimento sempre foram ocultados no estudo do campo. As dimensões subjetivas devem ser levadas em consideração como fatores determinantes no âmbito da aprendizagem, como afirmam Pourtois e Mosconi.
Tomando como objeto de estudo o ser humano em seu sentido mais amplo e subjetivo, Prazer, sofrimento, indiferença na educação se volta para sensações como angústia, sofrimento, aspirações, temores, atrações, repulsas na busca de respostas que contribuam ao entendimento do funcionamento dos mecanismos de aprendizagem.
Título: Prazer, sofrimento, indiferença na educação
Organizadores: Jean-Pierre Pourtois e Nicole Mosconi
Número de páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 31,00
ISBN: 978-85-15-03455-0
Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, acesse: www.loyola.com.br/ondecomprar
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Camila Gomes | [email protected]
Thiago Borges | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br