Clientes
Perspectivas para o estudo da filosofia no Ensino Médio
Jun 01, 2008
Destinado a professores de filosofia do Ensino Médio, o livro Filosofia na escola: diferentes abordagens reúne textos de professores da Unicamp e Unesp, que compõem uma orientação para o ensino da matéria. Este lançamento de Edições Loyola, organizado por Renê J. T. Silveira e Roberto Goto, integra a coleção Filosofar é preciso. A obra contribui para a reflexão sobre a presença da filosofia nas escolas e os desafios do ensino da matéria. Abrindo o debate, o professor da Unicamp Pedro Goergen estuda os poetas gregos Homero e Hesíodo a partir da importância que tiveram para a fundação e formação da cultura ocidental.
Destinado a professores de filosofia do Ensino Médio, o livro Filosofia
na escola: diferentes abordagens reúne textos de professores da Unicamp e
Unesp, que compõem uma orientação para o ensino da matéria. Este lançamento de
Edições Loyola, organizado por Renê J. T. Silveira e Roberto Goto, integra a
coleção Filosofar é preciso. A obra contribui para a reflexão sobre a
presença da filosofia nas escolas e os desafios do ensino da
matéria.
Abrindo o debate, o professor da Unicamp Pedro Goergen estuda os
poetas gregos Homero e Hesíodo a partir da importância que tiveram para a
fundação e formação da cultura ocidental. Para tanto, Goergen retoma a questão
dos paradigmas gregos de justiça e virtude. Já Lídia Maria Rodrigo discute, em
seu texto, a obra O Príncipe, de Maquiavel, fundador da ciência
política moderna. A autora se propõe a apresentar a relação entre ética e
política, demonstrando quais qualidades Maquiavel considera importantes para que
o príncipe conquiste a aceitação de seus súditos e se mantenha no
poder.
Além de organizar o livro, Renê Silveira e Roberto Goto
acrescentam sua contribuição para o estudo de filosofia no Ensino Médio.
Silveira apresenta as teorias de Matthew Lipman, filósofo americano considerado
precursor no ensino de filosofia para crianças. Goto, por sua vez, reflete
acerca da relação entre ética, estética e educação. O autor questiona a
possibilidade de conceber a estética como ponte que une ética a
educação.
Fechando o diálogo com educadores de filosofia, Luiza Helena da
Silva Chistov introduz o pensamento de três grandes filósofos: Platão, Montaigne
e Rousseau. Chistov mostra como eles concebem as palavras conhecimento,
experiência e lição, explicando assim a importância que têm para a
reflexão e a prática do ensino dos professores nos dias atuais. Desta forma,
Filosofia na Escola: diferentes abordagens é um estudo composto por
diversos temas que visa contribuir para a consolidação do ensino de filosofia no
Ensino Médio, bem como para a capacitação do professor secundário.
Título: Filosofia na escola: diferentes
abordagens
Organizadores: Renê J. T. Silveira e Roberto
Goto
Número de páginas: 128
Formato: 13
x 19 cm
Preço: R$ 14
ISBN:
978-85-15-03477-2
Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola,
clique no
botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br