07
07
Loyola celebra o Dia do Padre com vários lançamentos na ExpoCatólica
No dia 4 de agosto, comemora-se o Dia do Padre e, para celebrar a data, Edições Loyola vai apresentar vários lançamentos na ExpoCatólica, que acontece entre os dias 7 e 10 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo.
Reflexos da modernidade na vida espiritual da sociedade
A mudança de paradigma da relação homem-Deus é das mais significativas que a modernidade trouxe ao mundo. Para investigar este fenômeno, Edições Loyola lança Em busca de lucidez – O fiel da balança, de João Batista Libanio, livro que navega por inúmeros pontos conflitantes com o objetivo de oferecer uma compreensão ajustada da realidade.
Família é tema central de livros indicados para o Dia dos Pais
<P>Para comemorar o Dia dos Pais, no próximo 9 de agosto, Edições Loyola sugere títulos que resgatam os valores familiares, além de mostrar aos pais de primeira viagem ou não, a importância de uma educação familiar consciente, voltada para o bem estar de todos e não apenas dos filhos.<BR><BR>São títulos que abordam questões da atualidade, como limite, superproteção, influência e referência dos progenitores, entre outros.
31 de julho: Dia de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus
Platão e a relação entre filosofia, matemática e mídia
A estrutura da dialética platônica é uma das questões mais controversas da sua filosofia, não encontrando consenso entre seus estudiosos. Para compreender as idéias e conceitos de Platão, Edições Loyola lança Interpretar Platão, de Vittorio Hösle. Com grande originalidade, o autor relaciona a obra platônica com suas principais escolas e reflete sobre a relação entre a filosofia e os meios de comunicação.
Curso sobre planejamento na comunicação paroquial
Edições Loyola promove, no próximo dia 23 de agosto (sábado), o curso Planejando a Comunicação Paroquial, que será ministrado pelo teólogo Lindolfo Alexandre de Souza.
Estudo destaca a importância da topologia para estudantes de matemática
Celibato: obrigação ou opção?
Neste lançamento de Edições Loyola, o polêmico padre norte-americano Donald Cozzens defende que chegou a hora de liberar o celibato. O autor reconhece o caráter problemático do celibato imposto ou obrigatório pela Igreja latina aos clérigos católicos e argumenta que o celibato é um carisma (dom do Espírito de Deus) e deveria ser, portanto, opcional. Em Liberar o celibato, Cozzens mostra que para muitos padres que não possuem essa vocação espiritual, o celibato tem sido “um fardo desnecessário, não-natural e doentio que fez sua alma encolher-se e esgotou as últimas gotas de paixão de sua vida. Outros, embora admitam ser um fardo, encontram coragem para resistir ao encolhimento da alma e ao esmorecimento da paixão
Curso discute as diferentes formas de seguir Jesus
Edições Loyola promove no dia 16 de agosto o curso As diversas formas de seguir Jesus com palestra de Luis González-Quevedo Campo. No mês das vocações, o objetivo do curso é refletir sobre três dimensões relacionadas ao tema: o seguimento de Jesus nos Evangelhos (dimensão bíblica); a vocação universal à santidade e as diversas vocações particulares na Igreja atual (dimensão teológica) e como ajudar a despertar, acompanhar e discernir as diversas vocações cristãs (dimensão pastoral).
Relações entre linguagem e níveis de consciência na perspectiva hegeliana
Ao articular seus estudos sistemáticos sobre a obra Fenomenologia do Espírito, de Hegel, com a Filosofia da Linguagem, Leonardo Alves Vieira faz novas considerações para o debate em torno do poder do discurso em se estabelecer como instância suprema para resolução de pretensões à verdade. O resultado são as reflexões presentes em A Desdita do Discurso, lançamento de Edições Loyola que busca identificar os discursos formulados pela “consciência natural” a partir da perspectiva hegeliana. O livro explora as relações entre os diversos níveis de consciência e o uso da linguagem ligado a cada um deles.