Clientes
Síntese bibliográfica recupera conto perdido de Machado de Assis
Sep 09, 2008
Publicado em 1879, o conto Um para o outro, escrito por Machado de Assis para a revista A Estação, permaneceu desaparecido nos últimos 129 anos. Especialistas o davam por perdido, mas um trabalho de investigação que durou seis anos resgatou essa peça faltante na galeria de Machado, que é agora divulgada, junto com outros peculiares textos machadianos, em Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés, que tem a organização autora de Mauro Rosso. Além do conto desaparecido, integram este lançamento de Edições Loyola e Editora PUC-Rio outros trabalhos do escritor brasileiro, cujo centenário de morte será celebrado no dia 29 deste mês.
Publicado em 1879, o conto Um para o outro, escrito por Machado de Assis para a revista A Estação, permaneceu desaparecido nos últimos 129 anos. Especialistas o davam por perdido, mas um trabalho de investigação que durou seis anos resgatou essa peça faltante na galeria de Machado, que é agora divulgada, junto com outros peculiares textos machadianos, em Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés, que tem a organização autora de Mauro Rosso.
Além do conto desaparecido, integram este lançamento de Edições Loyola e Editora PUC-Rio Três tesouros perdidos, primeiro conto do autor; Uma partida, nunca antes publicado na íntegra em coletâneas contemporâneas; e Bagatela, tradução de Machado de Assis de uma narrativa originalmente em francês. Todos eles fornecem elementos importantes para o estudo da evolução ficcional de Machado.
Mas os textos do contista constituem apenas a primeira parte de Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés. O livro reúne informações detalhadas sobre todos os 226 contos escritos pelo autor e oferece o histórico bibliográfico-editorial completo da produção machadiana. Aqui, Rosso faz a reconstrução do histórico bibliográfico dos contos de Machado, revelando as peculiaridades e nuances que tornam a produção do principal escritor brasileiro tão diferenciada.
Para facilitar o trabalho do estudioso e do crítico literário, o livro é dividido em cinco minuciosos raisonnés, sendo que todos os contos estão listados em ordem alfabética de seus respectivos títulos, oferecendo um retrato completo, peça por peça, dos veículos e datas de publicação original e das sucessivas antologias e coletâneas. Os textos de Machado são catalogados também em ordem cronológica (ano de publicação original), em blocos por ordem alfabética de título do jornal ou da revista, por coletâneas e por chaves temáticas, propiciando assim uma síntese interpretativa e analítica que mapeia a obra machadiana no ano de seu centenário.
Sobre o autor – Mauro Rosso é professor e pesquisador de literatura brasileira, autor de Uma proposta para a prática pedagógica (2002); São Paulo, a cidade literária (2004); Cinco minutos e A Viuvinha, de José de Alencar: edição comentada (2005). Nesse ano do centenário da morte de Machado de Assis, Rosso é palestrante 'intensivo' sobre o autor, abordando temas como “Machado de Assis, o subterfúgio, o feminino, a transcendência literária”, “O conto machadiano”, entre outros.
Título: Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés
Autor: Mauro Rosso
Número de páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-15-03574-8
Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.
NOITE DE AUTÓGRAFOS NO RIO DE JANEIRO
15 de setembro (segunda-feira), a partir das 19h
Livraria Timbre | Shopping da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 221
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Fone/fax (11)
3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br