Notícias Edições Loyola
Notícias Edições Loyola
A recusa do corpo e da identidade sexual
Como se define se alguém é homem ou mulher? Seria a parte física o único fator determinante da questão? No livro, O Transexualismo, lançamento de Edições Loyola, a francesa Colette Chiland desvenda o tema que ainda é tratado como tabu. A recusa do próprio sexo e do corpo não é nova, mas nossa cultura e os progressos das técnicas médicas possibilitaram uma resposta ao sofrimento de não ser o que se gostaria: uma mudança de aparência e da identidade civil.
A filosofia que transcende o mundo do trabalho
Apropriando-se de uma linguagem simples e acessível ao público leigo, o filósofo alemão Josef Pieper apresenta as bases da filosofia, estabelecendo relações fundamentais para um estudo introdutório da matéria.
Loyola promove curso sobre nutrição e saúde
O bem-estar físico está ligado ao equilíbrio espiritual, sobretudo quando uma nutrição adequada e saudável se faz cada vez mais necessária em nossas vidas. Essa é a idéia que pretende levar ao público o curso Nutrição e Saúde = Bem Estar Espiritual, que Edições Loyola promove no dia 26 de abril.
Os desafios éticos das empresas no cenário contemporâneo
O livro Construir confiança – Ética da empresa na sociedade da informação e das comunicações é lançado por Edições Loyola com o objetivo de refletir acerca dos desafios que configuram o panorama do campo empresarial na atualidade. Apropriando-se do texto de estudiosos de diversas áreas do conhecimento, a catedrática de Ética da Universidade de Valencia (Espanha), Adela Cortina, organiza a obra traçando diretrizes e repensando a ação empresarial diante da realidade da globalização nas relações sociais.
Os processos de educação em seus aspectos mais subjetivos
Prazer, sofrimento, indiferença na educação é fruto de uma compilação de reflexões provenientes de estudiosos de diversas áreas a respeito da influência do prazer e do sofrimento nos processos de apreensão do conhecimento e formação humana. O lançamento de Edições Loyola, organizado por Jean-Pierre Pourtois e Nicole Mosconi, expressa o resultado de uma experiência de conjugação de idéias por um processo transdisciplinar de análise. A proposta do livro nasceu em Paris, durante a Bienal da Educação e da Formação do ano 2000. Na ocasião, foi projetado um vídeo com depoimentos de crianças e professores sobre seu prazer e sofrimento nos processos de educação e formação.
Loyola promove o curso 'A Educação Permanente e Atualizada da Fé'
No dia do jornalista, Edições Loyola destaca títulos sobre comunicação
<P>No próximo dia 7 de abril, comemora-se o dia nacional do jornalista. A data é celebrada em virtude da fundação da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) pelo jornalista Gustavo de Lacerda, há exatos cem anos. E foi ao longo deste último século que o jornalismo passou por suas mudanças mais profundas, atravessando um processo de reflexão a respeito de sua função na sociedade moderna. <br><br>Surgiram grandes pensadores que estudaram os novos fenômenos da comunicação social, como Theodor Adorno, Marshall McLuhan, Roland Barthes e Jesús Martín-Barbero. As teorias e estudos sobre os meios de comunicação e, particularmente a profissão do jornalista, estão longe de serem esgotadas.
A crítica ao determinismo e a exclamação da liberdade nas obras de Sartre
Relacionando o existencialismo sartriano com o pensamento mítico, Caio Liudvik compõe seu livro Sartre e o pensamento mítico – Revelação arquetípica da liberdade em As moscas. Publicada por Edições Loyola, a obra de Ludvik acena para uma profunda interpretação do pensamento de um dos maiores filósofos do século XX, confrontando-a com a tradição do mito grego. No mesmo ano em que publicava O Ser e o Nada, obra que marcaria o início de seu pensamento existencialista, Jean-Paul Sartre dava início também à sua carreira como dramaturgo com a peça As Moscas. O livro de Caio Luidvik se propõe a demonstrar a íntima relação entre as duas obras.
A onipotência infantil na estrutura tecnológica do mundo contemporâneo
<P>Partindo da idéia de que no século XX o mundo escapou ao controle racional do homem, o livro Contos cruéis da mundialização, lançado por Edições Loyola, reúne histórias que corroboram a visão de que avanços científicos e tecnológicos provocaram profundas mudanças na estrutura da sociedade contemporânea. A obra, de autoria da psicanalista Katheleen Kalley-Lainé e do jornalista Dominique Rousset, é uma crítica à busca desenfreada do homem por um controle e uma eficiência sempre maiores, o que o levou a deixar de lado suas reflexões existenciais e a filosofia de modo geral em detrimento da confiança nas novas descobertas que fazia.