Clientes
Filósofos brasileiros e estrangeiros discutem os desafios do pensamento no mundo contemporâneo
Sep 30, 2010
Reflexões sobre a tarefa do pensamento, da crítica e da filosofia no mundo contemporâneo das tecnociências realizadas por intelectuais brasileiros e estrangeiros durante o ciclo de conferências Mutações – A experiência do pensamento, em 2009, são lançadas agora em livro homônimo. Ensaios de filósofos brasileiros como Franklin Leopoldo e Silva, Vladimir Safatle, Olgária Matos e Newton Bignotto, entre outros, e representantes do pensamento francês, tais como Frédéric Gros, Eugéne Enriquez e Pascal Dibie, ganham espaço na publicação das Edições SESC SP. São 21 textos reunidos em livro pelo cuidadoso trabalho de edição e organização do jornalista e professor Adauto Novaes – ele também autor de um dos ensaios.
A obra expõe temas como a força do niilismo, o esgotamento ético e as estratégias de fuga da alienação, em artigos que configuram importante material de confrontamento do mundo a partir da experiência metalinguística de pensar sobre o pensar. É um estímulo ao questionamento em uma época de mutações, conforme descreve Novaes, e busca reunir fragmentos desse período tão desafiador.
O diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, confirma a importância dessas conferências para fazer do pensamento uma experiência de entrega às reflexões sobre a condição humana: “Mesmo carregando, muitas vezes, um tom trágico, os ensaios apresentados nos conduzem a uma situação que nos põe cruamente de frente ao mundo, uma situação que não se presta a agradar ou desagradar, mas que simples e notadamente nos faz pensar e manter vivo este ato que por vezes nos serve e que por outras nos torna mais subservientes.”
Sobre o organizador – Adauto Novaes é jornalista e professor; foi por vinte anos diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento. Os ciclos de conferências que organizou resultaram nos seguintes livros de ensaios: Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Tempo e história (Prêmio Jabuti), Rede imaginária: televisão e democracia, Artepensamento, A crise da razão, Libertinos/libertários, A descoberta do homem e do mundo, A outra margem do Ocidente, O avesso da liberdade, Poetas que pensaram o mundo, O homem-máquina, Civilização e barbárie, O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda A crise do Estado–nação (Record, 2003), Muito além do espetáculo (Senac São Paulo, 2000), Oito visões da América Latina (Senac São Paulo, 2006), Ensaios sobre o medo (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2007), O esquecimento da política (Agir, 2007), Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo (Edições SESC SP/Agir, 2008), A condição humana (Edições SESC SP/Agir, 2009) e Vida Vicio Virtude (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2009).
Título: Mutações - A experiência do pensamento
Organizador: Adauto Novaes
Número de páginas: 432
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70,00
ISBN: 978-85-7995-004-9
Clique aqui e conheça os textos e autores que compõe a obra.
As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja .