Clientes
Adauto Novaes lança livro sobre as crenças e a racionalidade humana em Belo Horizonte
Aug 09, 2011
O evento acontece na Casa Fiat de Cultura em 16 de agosto, após a palestra de abertura do Ciclo Mutações – Elogio à preguiça.
No dia 16 de agosto, a partir das 19h30 horas, a Casa Fiat de Cultura recebe grandes nomes da filosofia para a abertura do Ciclo Mutações – Elogio à preguiça, e para o lançamento do livro Mutações – A invenção das crenças. O evento e a obra são organizados pelo jornalista e professor Adauto Novaes.
O Ciclo Mutações – Elogio à preguiça busca refletir sobre a condenação da preguiça pelo mundo do trabalho mecânico e sobre a importância do ócio no desenvolvimento do trabalho intelectual e artístico. A palestra de abertura será ministrada pelo filósofo francês Francis Wolff, e se intitula A apologia grega da preguiça. Personalidades como Francisco de Oliveira, Marilena Chauí, Sergio Paulo Rouanet, Jean-Pierre Dupuy, José Miguel Wisnik e Maria Rita Kehl são alguns dos cerca de 20 conferencistas que participam do ciclo.
No mesmo dia, após a conferência de Wolff, acontece o lançamento de Mutações – A invenção das crenças, publicado pelas Edições SESC SP, que reúne o conteúdo de todas as palestras do ciclo de 2010. Nesta obra, as crenças são entendidas como “os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões de mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valery define como coisas vagas, isto é, tudo aquilo que se opõe aos fatos ou à ‘realidade’”. E, para refletir sobre as crenças e os saberes, a fé e a razão e até mesmo sobre a descrença, Adauto Novaes reuniu contribuições de 22 filósofos brasileiros e estrangeiros em um compêndio profundo, que busca superar as dicotomias e instigar o questionamento, insinuando até que, talvez, o conhecimento racional desta época tecnocientífica seja feito da mesma argila mítica com a qual foram moldados os homens.
Os artigos são assinados por nomes como Franklin Leopoldo e Silva, Vladimir Safatle, Jorge Coli, Jean-Pierre Dupuy, Fraçois Jullien e Pascal Dibie. Para o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, o livro tem a grandiosidade de toda inquietação. “Creio que, ao publicar este livro, o SESC São Paulo tem a nítida certeza de que há mais libertação nas palavras nele inseridas que amarras; há mais sentido que caos. Sinto no frescor desta incólume pupa o prosperar de voos grandiosos e mutantes”, afirma ele.
Pela série Mutações, Edições SESC SP já publicou Mutações – A experiência do pensamento, além das obras A condição humana – As aventuras do homem em tempos de mutações e Mutações – Ensaios sobre as novas configurações do mundo, ambas em parceria com a Agir Editora.
Sobre o organizador – Adauto Novaes é jornalista e professor; foi por vinte anos diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento. Os ciclos de conferências que organizou resultaram nos seguintes livros de ensaios: Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Tempo e história (Prêmio Jabuti), Rede imaginária: televisão e democracia, Artepensamento, A crise da razão, Libertinos/libertários, A descoberta do homem e do mundo, A outra margem do Ocidente, O avesso da liberdade, Poetas que pensaram o mundo, O homem-máquina, Civilização e barbárie, O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda A crise do Estado–nação (Record, 2003), Muito além do espetáculo (Senac São Paulo, 2000), Oito visões da América Latina (Senac São Paulo, 2006), Ensaios sobre o medo (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2007), O esquecimento da política (Agir, 2007), Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo (Edições SESC SP/Agir, 2008), A condição humana (Edições SESC SP/Agir, 2009) e Vida Vicio Virtude (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2009).
A taxa de inscrição para o ciclo completo é de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). As inscrições podem ser feitas na Associação Pró-Cultura Palácio das Artes (APPA) pelo telefone (31) 3224-5350 ou pelo e-mail [email protected]. Conheça
os autores do livro Mutações – A
invenção das crenças.
Confira a programação completa o Ciclo Mutações - Elogio à preguiça. |
_______________________________________________________________________________________________
Área editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa Edições SESC SP:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom
Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja
Assessoria
de Imprensa Ciclo Mutações:
Árvore de Comunicação
Polliane
Eliziário | (31) 8329-1513
[email protected]