Clientes
Professores do Ensino Fundamental II têm até dia 12 de agosto para escolher livros didáticos para 2014
Jul 25, 2013
É tempo de analisar o material selecionado pelo MEC e fazer a melhor escolha. Editora do Brasil apresenta coleções inovadoras, que contemplam conteúdos digitais extras no site despertando o interesse do aluno e estimulam a aprendizagem.
No período de 2 a 12 de agosto, professores do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) da rede pública de todo o país poderão indicar os livros que serão adotados por suas escolas em 2014, por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O momento, portanto, é de conhecer, dentre os materiais selecionados pelo Ministério da Educação (MEC), aqueles que melhor se encaixam no projeto educativo da escola e forneçam as melhores condições de trabalho em sala de aula.
O MEC selecionou duas coleções da Editora do Brasil, que contemplam as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.
Cada coleção conta ainda com conteúdos digitais interativos, como jogos eletrônicos, infográficos animados e outros objetos multimídia que contribuem para o ensino de jovens cada vez mais dinâmicos e com a necessidade de desafios que estimulem a aprendizagem.
Praticando Matemática
Código da Coleção 27454COL02
Este livro – de visual agradável, bem distribuído e organizado – traz a Matemática para o mundo real, ajudando o professor a ensinar de forma criativa. Com linguagem adequada ao universo do aluno, a nova edição de Praticando a Matemática apresenta textos explicativos fundamentados em base teórica sólida, além de grande variedade de exercícios, constituindo uma obra bem estruturada para o professor e excelente apoio didático para o aluno.
Exercícios - Propostos no final de cada tema, os exercícios ajudam a colocar a teoria em prática e aplicar os conhecimentos aprendidos.
Revisando - Oportunidade de retomar os assuntos aprendidos, garantindo um aprendizado integrado.
Desafios - Questões que exigem soluções mais criativas e elaboradas, incentivando o trabalho colaborativo.
Autoavaliação - Questões para autoavaliação, muitas delas selecionadas de olimpíadas, vestibulares e avaliações da rede oficial.
Seção livre - Exercícios e textos que trazem a disciplina para o cotidiano com curiosidades, fatos históricos, arte e ciência.
Vale a pena ler - Textos variados envolvendo Matemática, História da Matemática e outras áreas do conhecimento.
Recursos para o professor:
- Plano de curso, sugestões de trabalho e orientações de apoio.
- Textos de apoio sobre educação e práticas metodológicas, além de complementos para os conteúdos das unidades.
- Sugestões para avaliar o que o aluno apreendeu em cada unidade.
- Resolução dos exercícios mais complexos.
- Referências bibliográficas e sugestões de livros, revistas e sites.
Perspectiva Língua Portuguesa
Código da Coleção 27447COL01
Com base no princípio de que aprender a língua materna é dar sentido ao mundo e compreender diferentes formas de expressão, o objetivo da coleção é capacitar o aluno a ler, interpretar e produzir textos de diferentes formatos e gêneros, e fazê-lo refletir sobre todas as possibilidades de leitura que o mundo oferece.
Seções móveis complementares - Clipes sistematizam noções desenvolvidas nos exercícios; links trazem os significados de termos e expressões; Fique ligado! indica leituras complementares, vídeos, CDs, sites da internet e outras fontes de pesquisa.
Glossário no final de cada volume - Oferece uma visão mais abrangente de alguns conceitos trabalhados.
Diferencial para a prática da expressão escrita - Dois projetos são desenvolvidos ao longo do livro oferecendo uma perspectiva real de situações de comunicação do aluno com a própria classe, a escola e a comunidade.
Recursos para o professor:
- Manual do Professor com orientações teóricas gerais e referências bibliográficas.
- Respostas das questões propostas ao aluno, com comentários e sugestões para o enriquecimento do conteúdo tratado.
- O professor pode avaliar continuamente a aprendizagem por meio de atividades que privilegiam a construção e o processo.
Perspectiva História
Código da coleção: 27446COL06
Este livro trabalha com a noção linear do tempo, seguindo a periodização clássica ocidental, e contempla a História da África e do Oriente. Essa organização possibilita ao aluno compreender o processo de transformação da sociedade e a permanente construção da História, conscientizando-se de que é sujeito e agente desse processo.
Analisando documentos - Traz documentos históricos e historiográficos que aprofundam o tema tratado e trabalham diferentes habilidades e competências.
Dicionário histórico - Explica e examina detalhadamente os conceitos históricos essenciais à compreensão do tema estudado.
Curiosidades históricas - Descreve situações relacionadas aos assuntos trabalhados no capítulo.
Vivendo a história - Apoiadas na história oral, as propostas de pesquisa e investigação relacionam o assunto abordado com os dias atuais e, ao mesmo tempo, com a história pessoal de cada aluno.
É hora de pesquisar / debater / trabalhar em grupo - Atividades diferenciadas para desenvolver a interação e a socialização dos alunos, reforçar os conhecimentos adquiridos e estimular a busca de mais informações sobre o assunto.
Recursos para o professor:
- Manual do Professor traz conteúdos que colaboram com a formação continuada do docente e fazem-no refletir sobre a forma mais adequada de utilizar os materiais didáticos de que dispõe – especialmente, o livro didático.
- Para cada capítulo do livro, há o correspondente no Manual do Professor, com uma breve explanação do assunto e textos de aprofundamento teórico, com as discussões historiográficas mais recentes.
- Apresentação dos pintores e escritores canônicos, com biografia e análise aprofundada da obra apresentada no livro.
- Resolução dos exercícios e atividades complementares para o aluno.
Perspectiva Geografia
Código da Coleção 27445COL05
Constrói o conhecimento geográfico com base em uma visão mais ampla, que integra as relações entre sociedade e natureza. Por meio da simulação de situações reais, o Perspectiva Geografia desenvolve a capacidade dos alunos de identificar, compreender e representar o mundo. Temas que abordam a participação na sociedade, a pluralidade cultural, o meio ambiente e o consumo são apresentados de forma sistemática, valorizando a interdisciplinaridade e formando cidadãos.
Ótica geográfica - Imagens, análises, comentários, descrições e críticas proporcionam reflexão sobre o conteúdo, do ponto de vista geográfico.
Diversificando linguagens - Por meio da elaboração de cartazes, charges, leituras de gráficos etc., diferentes habilidades são desenvolvidas de forma criativa.
Exercitando a cidadania - Destaca aspectos relacionados ao dia a dia em sociedade, fazendo com que as orientações transformem-se em atitudes.
Interpretando mapas - Atividades que proporcionam um trabalho prático essencial ao conhecimento geográfico: a familiaridade com a linguagem cartográfica.
Dicionário geográfico - Explica os termos geográficos destacados para melhor entendimento do assunto.
Recursos para o professor:
- O Manual do Professor apresenta a proposta teórico-metodológica da coleção.
- Textos complementares, exercícios e sugestões adicionais para o trabalhar a Geografia e construir relações com outras áreas do conhecimento.
- Indicações de sites, objetos educacionais, filmes e livros para professor e aluno.
Perspectiva Ciências
Código da Coleção: 27444COL04
Desenvolvido por mestres e doutores que conciliam o conhecimento do dia a dia da sala de aula com o conhecimento teórico, o Perspectiva Ciências explora a Ciência e todas as suas variáveis. A disciplina é construída de forma dinâmica, com conteúdo relevante e linguagem simples, adequada ao universo do aluno de Ensino Fundamental.
Ciência e cidadania - Debates sobre questões importantes da vida diária aproximam o aluno do mundo real e o prepara para ser um cidadão.
Quando a questão é saúde - Destaca a importância do cuidado com a saúde e com o ambiente, estimulando atitudes com foco no bem-estar coletivo.
Ciência, tecnologia e sociedade - Temas controversos, que envolvem a dimensão social da ciência, da tecnologia e do meio ambiente, estimulam a reflexão e promovem atividades relacionadas.
Experimentando - Atividades práticas para a discussão de ideias, manipulação de materiais, observação e interpretação de resultados.
Ciência tem história - Mostra o processo histórico de construção de alguns conceitos estudados, ilustrando seus diferentes contextos.
Recursos para o professor:
- Manual do Professor consistente que explora as reais necessidades do trabalho docente.
- Textos para reflexão, que aprofundam o conhecimento em temas importantes, contribuindo para a formação continuada.
- Orientações para montagem de projetos e organização de Feira de Ciências.
- Sugestões de atividades complementares.
- Planejamento anual dos quatro anos escolares.
- Indicações de fontes diversas.
Mais informações sobre as coleções da Editora do Brasil integrantes do PNLD 2014 estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Thais Ribeiro | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom