Clientes
Meio ambiente e gerações futuras
May 22, 2014
Literatura auxilia na formação de uma sociedade mais sustentável
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho desde 1972, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. O encontro reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para discutir a degradação do meio ambiente e os riscos para a sobrevivência do homem, e refletir sobre a importância de preservar a diversidade biológica e estimular a ação social e econômica sustentável no planeta. A partir de 1981, o governo brasileiro também decretou a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Não apenas a data comemorativa, mas também os recentes problemas que estamos enfrentando, como desabastecimento de água e epidemia de dengue, tornam o momento mais do que oportuno para refletirmos sobre temas ambientais como a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; destruição da camada de ozônio e de espécies vegetais e das florestas; extinção de animais e diminuição da biodiversidade e da água potável para o consumo.
Para formar cidadãos comprometidos com o meio ambiente, é fundamental envolver crianças e jovens nos cuidados com o planeta Terra. Em sintonia com essa proposta, a Editora do Brasil vem publicando obras que ajudam a formar uma sociedade ecologicamente mais responsável.
Escassez de água
Em abril deste ano, os reservatórios de água do Sistema Cantareira atingiram o menor índice de sua história, com apenas 11,9% da sua capacidade. Nos últimos meses, ele vem registrando sucessivos recordes de baixa, o que está exigindo medidas drásticas em termos de consumo.
Os livros Água, fonte da vida e Planeta Terra: nossa casa!, ambos de Leonardo Mendes Cardoso, com ilustrações de Paulo Borges, buscam conscientizar as crianças sobre a importância da água para a sobrevivência do ser humano e como devemos usá-la de maneira sensata, sem os desperdícios que ocorrem ainda hoje.
O lixo
Outro problema ambiental são os aterros sanitários. Por isso, a Prefeitura de São Paulo iniciou em abril a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que objetiva reduzir, nos próximos 20 anos, de 98,2% para 20% o volume de lixo despejado nos aterros sanitários da cidade. Outra medida é a implantação do tratamento dos resíduos orgânicos nas próprias residências. Para tanto, já estão sendo distribuídos equipamentos para que as pessoas façam, dentro de casa, a compostagem dos restos de alimentos.
Em A Grande Assembleia, de Therezinha Malta e Inhandjara da Silva Yamamura, com ilustrações de Jótah, a gestão do lixo é abordada de maneira divertida, ao mostrar um mundo cheio de lixo e poluição. O agente Lix-2 vai mostrar a importância da reciclagem e do consumo responsável.
A reciclagem é também abordada nos livros O Navio, de Horacio Elena, e Vida dura de borracha, de Regina Rennó. Já em Cada bicho em seu lugar, de Jonas Ribeiro, com ilustrações de Romont Willy, há uma inversão de papéis entre uma família de porcos, organizada e asseada, e uma de humanos, bagunceira e porcalhona.
Dengue
Com mais de 3 mil casos de dengue, a cidade de São Paulo já acumula neste ano mais registros da doença do que em todo o ano de 2013, segundo balanço divulgado em abril pela Secretaria Municipal da Saúde. Na obra Amanda no país da consciência, de Leonardo Mendes Cardoso, com ilustrações de Dawidson França, a protagonista, por causa de uma amiga infectada com o vírus da dengue, decide combater o mosquito transmissor da doença. Amanda mostra as causas que levam á reprodução dos mosquitos e ajuda na conscientização da população, principal maneira de prevenção.
Vários outros livros da Editora do Brasil trabalham questões ambientais de modo transversal, despertando o interesse e o compromisso em crianças e jovens para preservação da natureza. Afinal, a solução dos muitos problemas atuais não pode ser pensada apenas no Dia do Meio Ambiente, mas ser um compromisso para toda a vida.
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no portal www.editoradobrasil.com.br
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom