Clientes
Tempo de futebol
May 28, 2014
Livros para crianças comemoram a paixão nacional
Ano de Copa do Mundo. As atenções estão totalmente focadas no futebol, esporte que, neste ano, completa 120 anos no Brasil.
Quem o trouxe para o Brasil foi Charles Miller, que, apesar de ter nascido em São Paulo, estudou na Inglaterra. Em 1894, ele introduziu no país as diversas técnicas futebolísticas. Com o tempo, a prática foi crescendo, passando de esporte de elite para uma verdadeira paixão nacional.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu o dia 19 de julho como o Dia Nacional do Futebol, por ser a data de registro do primeiro time como clube no Brasil: o Sport Clube Rio Grande. Em comemoração à data e aproveitando a Copa do Mundo, a Editora do Brasil apresenta títulos relacionados ao esporte mais popular do país, que podem estimular o gosto pela leitura em crianças e jovens.
Para crianças a partir do 1° ano, a sugestão é O menino e a bola, de Simone Goh, com ilustrações de Ana Raquel, que aborda o tema do esporte ao mesmo tempo em que discute afetividade, liberdade, cidadania e ética. Conta a história de um menino e uma bola. Dois personagens e apenas um destino: a diversão.
Para a mesma faixa etária, outro título é Menina não entra, de Telma Guimarães Castro Andrade, com ilustrações de Ellen Pestili, integrante da Coleção Coisas de Criança. O livro traz a história de um grupo de amigos que resolve formar um time de futebol, mas falta um jogador. Surge a ideia de convidar uma menina, o que muitos rejeitam, até Fernanda mostrar suas habilidades no campo. Além do tema esportivo, o livro passa por outros, como autoestima, inclusão, respeito a diferenças, preconceito, pluralidade.
Sobre os mesmos temas e da mesma autora, com ilustrações de Fê, a dica para crianças mais velhas, a partir do 4º ano, é Conquista esporte clube, da Coleção Projeto Compartilhar. O livro conta a história de Davi, que nasceu com uma deficiência física. Mas, com a ajuda de sua família e dos amigos "diferentes" que fez na escola, aprende a superar muitos dos obstáculos. Com perseverança e senso de humor, o menino dá uma lição de vida e ensina a importância de respeitar as diferenças.
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no portal www.editoradobrasil.com.br
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom