Clientes
Ditados populares e onomatopeias narram história infantil de um rei na França
Oct 31, 2014
O país do Voalá-Purquapá era cheio de blá-blá-blá e de lenga-lenga, ou seja, falava-se pelos cotovelos. Porém, todos seus habitantes aprenderam que falar muito nem sempre é bom. É o que mostra a escritora e artista plástica Suppa em "No país do Voalá", lançamento da Editora do Brasil, que conta a história de como boatos e falatórios se espalharam pelo reino, deixando o rei Ruá muito irritado.
Com o uso de ditados populares como “Em boca fechada não entra mosca.”, “Quem fala o que quer ouve o que não quer.” e “A palavra é de prata e o silêncio é de ouro.”, Suppa transmite de maneira divertida uma importante lição: devemos prestar atenção nas coisas que dizemos aos outros.
A autora, que viveu por 20 anos em Paris, resgata essa experiência, ao mesmo tempo em que recorre a vários ditados populares brasileiros, todos sobre a arte de falar e calar na hora certa. Com frases curtas e diretas, sempre rimadas e carregadas de musicalidade, a narrativa também conta com inúmeras onomatopeias, como zum-zum zum, nheco, nheco e outras, que tornam a leitura bastante divertida para as crianças que estão descobrindo os recursos da linguagem e da comunicação.
Com um traço único e ligeiro, as imagens retratam o período monárquico francês, com personagens vestidos com trajes típicos da época. Várias ilustrações também recebem colagens. A variedade de fontes dos textos dá ainda mais dinamismo à leitura.
Já conhecida e premiada por seus trabalhos como ilustradora e disposta a explorar novos desafios, Suppa decidiu partir para uma nova empreitada: escrever para o público infantil. O resultado é carregado de bom humor e provoca reflexões sobre a riqueza linguística de nosso idioma. Para tanto, o exemplar conta com um suplemento de atividades, para utilização em sala de aula.
Sobre a autora/ilustradora – Suppa é o nome artístico de Vivian Suppa. Ela nasceu em Santos, mas vive e trabalha em São Paulo. É graduada em Arquitetura e em Histórias em Quadrinhos, pela École d'Arts Appliqués Duperre, de Paris, e em Figurino e Cenografia. Na França, estagiou como colorista dos quadrinhos de Jacques Cousteau, com quem trabalhou por quatro anos, e ilustrou campanhas publicitárias, revistas e livros infantis. Já recebeu muitos prêmios, como o Prêmio Jabuti em 2007, na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, com o livro Contos de Grimm – Branca de Neve e Rosa Vermelha e Outras Histórias. Seu trabalho tem sido veiculado em editoriais de revistas nacionais e internacionais. Para conhecer mais sobre o trabalho da ilustradora acesse o site: www.suppa.com.br
Título: No país do Voalá
Autora: Suppa
Ilustrações: Suppa
Número de páginas: 32
Formato: 23,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 32,60
Indicação leitora: 4º ano (a partir dos 9 anos)
ISBN: 978-85-10-05485-0
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom