Clientes
Editora do Brasil marca presença no PNLD 2016 com 61 obras
May 25, 2015
Contemplando todas as disciplinas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, as obras da Editora do Brasil incluem, ainda, livros regionais sobre os estados de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, que conta também com um específico sobre sua capital.
Ao todo, são 61 títulos, agrupados nas coleções Akpalô, Projeto Jimboê e Bem-Me-Quer, além da coleção Brincando com Arte. Para a diretora editorial da Editora do Brasil, Cibele Mendes Curto dos Santos, "um material didático de qualidade e recursos complementares são fundamentais para garantir um ensino de qualidade, e somos conscientes de nossa responsabilidade. Nossa proposta é sermos um coadjuvante importante em sala de aula, ajudando o trabalho do professor para uma educação pública de qualidade".
Akpalô
A coleção Akpalô aborda as diferenças individuais, culturais, econômicas, étnicas e sociais, em um projeto arrojado e inovador, firmado no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.As imagens estão atualizadas, permitindo ao aluno compreender o conteúdo abordado por meio de linguagens diversas. O tamanho de letra e a tipografia são adequados a cada volume, de acordo com a faixa etária a que se destina e sua proficiência leitora. Os eixos são desenvolvidos de forma gradativa ao longo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de acordo com o proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A construção da cidadania, com destaque para os direitos humanos e os direitos da criança, marca presença em toda a coleção. Destacam-se, ainda, as seções inteligentes: os conteúdos abordados nos capítulos são introduzidos na seção Diálogo Inicial, que utiliza diferentes gêneros textuais que despertam a curiosidade por meio de questionamentos, levantando os conhecimentos prévios. A seção Momento de Leitura propõe uma reflexão entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. E a seção Tratamento da Informação traz abordagens nas diferentes esferas de circulação e gêneros.
A coleção propõe atividades facilitadoras ao desenvolvimento das competências sociocioemocionais em todas as disciplinas no ensino fundamental I.
Projeto Jimboê
O Projeto Jimboê traz uma proposta dinâmica e inovadora, oferecendo recursos e possibilidades que irão transformar a maneira de estudar e ensinar. Toda a coleção apresenta uma linguagem clara, inteligível e adequada a cada faixa etária ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As unidades contemplam imagens, ilustrações e recursos gráficos totalmente atualizados e próximos à realidade do aluno.
A aprendizagem por meios lúdicos e desafios cognitivos e a assimilação de conteúdos de forma leve são uma marca da coleção. Um conjunto de personagens forma a Turma Conectada e está presente em histórias em quadrinhos e tirinhas, tornando a abordagem dos conceitos mais divertida.
Ao início de cada capítulo, uma situação é introduzida e atividades orais são propostas para que o aluno discuta suas respostas em grupo e troque ideias com os colegas.
A obra conta ainda com uma grande quantidade de orientações e indicações complementares para o enriquecimento do trabalho do professor em sala de aula, além de contribuir para sua formação continuada. Essa organização visa trabalhar de forma prática e integrada as disciplinas nas séries iniciais e aprofundar-se em conhecimentos específicos nas séries finais, preparando o aluno para a transição ao Ensino Fundamental II.
O projeto tem uma explícita preocupação com a valorização e afirmação das culturas indígenas e africana, por intermédio da reflexão em torno de toda a dimensão sociocultural e histórica.
Bem-Me-Quer
A coleção incentiva o aluno a reconhecer a importância de desenvolver habilidades de observação e análise, pesquisa de informações e relacionamento social na execução das tarefas. As imagens que mostram pessoas retratam a diversidade étnico cultural da população, de forma respeitosa, sem referências a quaisquer estereótipos.
O projeto propõe um trabalho com os diversos gêneros textuais por meio de leituras e atividades criativas, que visam desenvolver o raciocínio e a busca de soluções com base nas experiências do dia a dia, sem descuidar do caráter de sistematização e fixação do conhecimento. Ao mesmo tempo, o projeto gráfico é claro, organizado e adequado à faixa etária, e muito colorido.
Brincando com Arte
Elaborada de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte, a obra abrange quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. Os temas das unidades se interligam, o que confere coesão ao conteúdo trabalhado o ano todo.
Os temas que compõem o livro foram cuidadosamente selecionados para que o aluno possa ter contato com os tópicos variados, como produções artísticas do passado e questões de história da arte, além da forma como as expressões artísticas têm evoluído por meio da tecnologia até alcançar as produções atuais.
A interdisciplinaridade é trabalhada de maneira natural, para que o aluno perceba as diversas instâncias em que pode utilizar a arte para pensar questões relacionadas a outras áreas do conhecimento.
A cultura, enquanto formadora de identidade, é apresentada em seu aspecto regional, permitindo que o aluno analise e reflita sobre a cultura do próprio local em que vive e para que se identifique com ela.
Regionais
Para os alunos do 4º e 5º anos, as obras regionais da Editora do Brasil articulam de forma integrada os conteúdos de Arte, Cultura, História e Geografia, valorizando aspectos sociais e históricos que permeiam o cotidiano dos alunos. Dessa maneira, estabelecem relações com outros grupos, espaços, lugares e tempos, permitindo que os alunos se situem como sujeitos históricos e sociais formados em sua comunidade, região e país.
O Projeto Jimboê conta com títulos sobre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e sobre o município do Rio de Janeiro. Pela coleção Akpalô, o estado contemplado é Pernambuco.
Mais informações sobre as obras inscritas no PNLD 2016 estão disponíveis no site www.pnld2016.com.br ou pelo fone 0800 770 1055.
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom