Clientes
Descoberta das origens leva à reflexão sobre pluralidade cultural brasileira
Jul 02, 2015
Quem nunca montou uma árvore genealógica, fez um texto sobre a história da família ou desenhou as férias que passou na casa da avó? Os trabalhos escolares ajudam a resgatar nossa própria história. Com Moiara não foi diferente. Em "Moiara, filha da terra", de Camila Tardelli e Thiery Maciel, ilustrado por Daniel Araujo, lançamento da Editora do Brasil, por meio de um trabalho escolar, a garotinha vai se surpreender ao descobrir suas verdadeiras origens.
Moiara é uma menina de classe média alta que até então pensava ser descendente apenas de italianos. É alegre, inteligente, linda. Tem amigos, gosta de estudar, ama a mãe e a família. Mas ela está meio triste agora. Ficou descontente por um comentário que sua prima fez na casa da nonna Maria. Laura disse que, de italiana, Moiara não tinha nada. Mesmo chateada, a garotinha tentou justificar seus pensamentos já sempre se achou parecida com mãe, porém, começou a juntar os fatos: ela era a única neta morena, de cabelos lisos e escuros e olhos rasgados.
A garota sentiu-se mais incomodada após a tarefa aplicada pela professora Marta. Moiara pensava que já conhecia toda a história de sua família. Ela era italiana e pronto. Nunca questionou a descendência de seu falecido pai, mas após um comentário de sua mãe e de tantas evidências que a instigaram, Moiara resolveu procurar algo que revelasse sua origem. E foi assim que ela acabou ganhando uma nova família com direito a um avô Xeramõi, tio Timóteo e toda uma tribo.
Moiara é também filha da terra, desta terra onde tantos nasceram. Em plena São Paulo, buscando a origem de seu pai, ela descobre uma família nova, raízes que nunca havia percebido. Sangue indígena corre em suas veias, bem misturado ao sangue italiano. Moiara é mais brasileira do que imagina...
Sobre os autores – Camila Tardelli é professora, arte-educadora, mediadora de leitura e contadora de histórias. Formada em Letras (Português e Italiano) pela USP, participou também de inúmeros cursos, oficinas e palestras sobre a arte de contar histórias. As que mais lhe chamavam atenção eram as narrativas indígenas, pois quando menina descobriu que entre seus antepassados havia índios.
Thiery Maciel é ator e contador de histórias, fez diversos cursos e oficinas nessas áreas. Trabalhou em teatro, cinema, rádio, TV, espetáculos de dança e performances. Nasceu em São Paulo e morou até os quatro anos de idade em Belém do Pará, terra de sua mãe. Hoje mora em Parelheiros, bairro paulistano onde fica a aldeia M’Bya Guarani Tenondé Porã. Descendente de índios, desde criança tem interesse em suas histórias e tradições.
Sobre o ilustrador – Daniel Araujo é nascido em São Paulo, formado em Arquitetura pela USP e trabalha com Ilustração e Computação Gráfica desde o começo dos anos 2000. Já ilustrou para livros, revistas, filmes e publicidade. Trabalha com técnicas variadas, mas a que mais admira – e estuda há cinco anos – é a aquarela.
Título: Moiara, filha da terra
Autores: Camila Tardelli e Thiery Maciel
Ilustrações: Daniel Araujo
Número de páginas: 48
Formato: 20,5 x 23,5 cm
Preço: R$ 36,70
Indicação leitora: 5º ano (a partir de 11 anos)
ISBN: 978-85-10-05803-2
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site: www.editoradobrasil.com.br
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom