Clientes
Ganhadora do Prêmio Jabuti lança coleção infantil que desconstrói estereótipos
Aug 17, 2015
Será que o Lobo Mau é mesmo tão assustador? A fadinha é sempre meiga? O urubu pode ter uma aparência amedrontadora, mas quando veste uma touca de banho fica tão gracioso quanto um urso de pelúcia. A escritora e ilustradora Renata Bueno, vencedora do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Didática e Paradidática, lança pela Editora do Brasil a Coleção Mas..., em que desconstrói estereótipos do imaginário infantil em situações surpreendentes e bem-humoradas.
Nos três títulos que integram a coleção, Renata Bueno apresenta uma nova face de alguns dos personagens infantis mais famosos como o Papai Noel, o coelho da Páscoa, o patinho feio, o Saci e o pirata da perna de pau. O tapete voador, por exemplo, sente muito sono quando o gênio não o solicita para suas viagens. O soldado pode ser de chumbo, mas ao ver a bailarina se derrete todo e fica leve.
A descaracterização desses personagens mostra diferentes perspectivas desses seres, que oferecem reflexões sobre o medo, a raiva e o maniqueísmo. Com páginas que se desdobram e mostram uma outra interpretação possível, os livros foram feitos para encantar e divertir as crianças. Há sempre um outro lado da história para conhecer, basta desdobrar a página.
Confira o book trailer disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=PWUsc4n8WDg
O jacaré é bravo, mas frequenta o dentista; a bruxa espanta, mas adora ir à praia; o dragão pode ser malvado, mas quando está com seu netinho fica calmo. Neste título, Renata Bueno expõe aos leitores que até os seres que parecem ser maldosos têm um lado simpático. ´
O mágico é alto-astral, mas quando o coelho foge da cartola fica cheio de raiva. O gatinho é dócil, desde que não mexam em sua comida. É doce mesmo? mostra que até os personagens mais delicados e meigos possuem um lado amargo.
O pirata tem a perna de pau, mas pretende fazer uma cirurgia e colocar uma perna mecânica; a zebra é listrada, mas adora usar um pijama de bolinhas; o robô é de aço, mas no Carnaval balança todo. Nesta publicação, a autora apresenta que nem tudo é o que parece e que as verdades que todos pensam ser absolutas podem mudar a qualquer momento.
Sobre a autora e ilustradora – Renata Bueno é arquiteta e artista plástica. Já participou de exposições coletivas e individuais em galerias de São Paulo e da França. Como autora e ilustradora já lançou diversos livros. Pela Editora do Brasil publicou as coleções Não é a mesma coisa?,em parceria com Sinval Medina, e Recortando Histórias, em parceria com Fernando de Almeida e Mariana Zanetti, e também o livro Poemas Problemas, com o qual foi vencedora do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Didático e Paradidático.
Título: Quem tem medo? |
Título: É doce mesmo? |
Título: É sempre assim? |
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom