Clientes
PNLD 2016 aprova obras da Editora do Brasil em todas as disciplinas
Aug 06, 2015
São cinco coleções que atendem a todas as disciplinas básicas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I. Há também livros regionais sobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco e os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Plano Nacional do Livro Didático 2016, o maior programa governamental de aquisição de livros didáticos do país, aprovou um total de 37 obras da Editora do Brasil, abrangendo cinco coleções: Akpalô, Projeto Jimboê, Bem-Me-Quer, Tempo de Aprender e Aprender, Muito Prazer, além de obras regionais específicas.
Para o gerente de marketing da Editora do Brasil, Clécio Oliveira, “o resultado foi positivo, pois conseguimos inserir obras em todas as disciplinas básicas do Ensino Fundamental I”. Esta edição do programa é voltada para os alunos do 1º ao 5º ano, justamente o segmento que representa a maior força do catálogo da editora.
Confira a seguir as obras selecionadas por disciplina e, na sequência, mais informações sobre cada uma das coleções:
Coleção Akpalô
A Coleção Akpalô aborda as diferenças individuais, culturais, econômicas, étnicas e sociais, em um projeto arrojado e inovador, firmado no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. As imagens permitem o aluno compreender o conteúdo abordado por meio de linguagens diversas. O tamanho de letra e a tipografia são adequados a cada volume, de acordo com a faixa etária a que se destina e sua proficiência leitora. Os eixos são desenvolvidos de forma gradativa ao longo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de acordo com o proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A construção da cidadania, com destaque para os direitos humanos e os direitos da criança, marca presença em toda a coleção. Os conteúdos abordados nos capítulos são introduzidos na seção Diálogo Inicial, que utiliza diferentes gêneros textuais que despertam a curiosidade por meio de questionamentos, levantando os conhecimentos prévios. A seção Momento de Leitura propõe uma reflexão entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. E a seção Tratamento da Informação traz abordagens nas diferentes esferas de circulação e gêneros.
Projeto Jimboê
O Projeto Jimboê traz uma proposta dinâmica e inovadora, oferecendo recursos e possibilidades que transformam a maneira de estudar e ensinar. Toda a coleção apresenta uma linguagem clara, inteligível e adequada a cada faixa etária ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As unidades contemplam imagens, ilustrações e recursos gráficos totalmente atualizados e próximos à realidade do aluno.
A aprendizagem por meios lúdicos, os desafios cognitivos e a assimilação de conteúdos de forma leve são uma marca da coleção. Um conjunto de personagens forma a Turma Conectada e está presente em histórias em quadrinhos e tirinhas, tornando a abordagem dos conceitos mais divertida.
Ao início de cada capítulo, uma situação é introduzida e atividades orais são propostas para que o aluno discuta suas respostas em grupo e troque ideias com os colegas.
A obra conta ainda com uma grande quantidade de orientações e indicações complementares para o enriquecimento do trabalho do professor em sala de aula, além de contribuir para sua formação continuada. Essa organização visa trabalhar de forma prática e integrada as disciplinas nas séries iniciais e aprofundar-se em conhecimentos específicos nas séries finais, preparando o aluno para a transição ao Ensino Fundamental II.
O projeto tem uma explícita preocupação com a valorização e afirmação das culturas indígenas e africanas, por intermédio da reflexão em torno de toda a dimensão sociocultural e histórica.
Bem-me-quer
A coleção incentiva o aluno a reconhecer a importância de desenvolver habilidades de observação e análise, pesquisa de informações e relacionamento social na execução das tarefas. As imagens retratam a diversidade étnica cultural da população, de forma respeitosa, sem referências a quaisquer estereótipos.
O projeto propõe um trabalho com os diversos gêneros textuais por meio de leituras e atividades criativas, que visam desenvolver o raciocínio e a busca de soluções com base nas experiências do dia a dia, sem descuidar do caráter de sistematização e fixação do conhecimento. Ao mesmo tempo, o projeto gráfico é claro, organizado, adequado à faixa etária, e muito colorido.
Aprender, muito prazer
A coleção considera as experiências dos alunos como importantes elementos para o desenvolvimento de conceitos históricos e para a construção do saber histórico. Dessa forma, os alunos são levados a perceber a História como algo próximo de si, algo de que fazem parte, reduzindo a abstração dos conteúdos.
Os alunos também aprendem esses conhecimentos não se restringem à sala de aula e podem ser utilizados em seu cotidiano. A Coleção Aprender, Muito Prazer tem como eixo temático a cidadania. E em cada um dos quatro volumes são explorados temas específicos, como Identidade (2º ano), Interação social (3º ano), Encontro de povos e culturas (4º ano) e Organização social e política brasileira (5º ano).
Na coleção também há uma proposta de ensino temático, na qual o tema discutido é abordado a partir de uma referência inicial: um fragmento de documento histórico, poesia, textos ficcionais, artigos ou imagens, os quais tenham potencial de motivar e despertar a curiosidade dos alunos para refletirem sobre o tema.
Tempo de aprender
A Coleção Tempo de aprender foi feita com o objetivo de ampliar o estudo do primeiro ciclo. O livro do 4º ano, em particular, trabalha a transição de conteúdos, retomando as relações de som-grafia para o estudo e a sistematização dos conteúdos que norteiam as convenções ortográficas. Já o do 5º ano trabalha os elementos relacionados aos padrões de escrita e análise linguística aplicada aos conteúdos. Ambos utilizam atividades cuidadosamente preparadas para desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos alunos.
Regionais
Para os alunos do 4º e 5º anos, as obras regionais da Editora do Brasil articulam de forma integrada os conteúdos de Arte, Cultura, História e Geografia, valorizando aspectos sociais e históricos que permeiam o cotidiano dos alunos. Dessa maneira, estabelecem relações com outros grupos, espaços, lugares e tempos, permitindo que os alunos se situem como sujeitos históricos e sociais formados em sua comunidade, região e país.
Foram selecionados títulos do Projeto Jimboê que abordam especificamente os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco e os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
Mais informações sobre as obras selecionadas no PNLD 2016 estão disponíveis no site www.pnld2016.com.br ou pelo fone 0800 770 1055.
Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom