Clientes
Jornalista Katia Saisi faz palestra e lança "Campanhas presidenciais" no Instituto do Legislativo Paulista
Aug 18, 2014
A jornalista e doutora em Política Katia Saisi faz palestra que marca o lançamento do livro “Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina”, no dia 25 de agosto, às 19h, no Instituto do Legislativo Paulista, da Assembleia Legislativa de São Paulo.
As campanhas que elegeram Dilma Rousseff, Sebastián Piñera e Hugo Chávez como presidentes do Brasil, do Chile e da Venezuela são o foco da análise da pesquisadora Katia Saisi, no livro Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina, lançamento da Editora Medianiz, que esmiúça a relação entre mídia e política nesses países.
Para tanto, Katia Saisi acompanha a propaganda televisiva dos candidatos, bem como a cobertura diária dos principais jornais desses países: Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, no Brasil, El Mercurio, no Chile, e El Universal, na Venezuela.
Mas antes de mergulhar no universo de cada país, a autora traça um panorama da democracia na América Latina, a partir da descrição dos processos históricos, políticos e eleitorais dos 20 países que integram a região. O sistema legislativo e o financiamento de partidos e campanhas eleitorais também são analisados comparativamente.
O estudo identifica os princípios norteadores dos discursos dos candidatos e da cobertura jornalística sobre eles, relacionando as estratégias discursivas com os mitos políticos clássicos, mostrando que em cada país há a prevalência de um modelo, ainda que o personalismo seja uma tendência geral.
Revela, ainda, a ascensão de novas formas de comunicação dos candidatos (mídias alternativas, desde rádio e TVs comunitárias, celulares e redes sociais), que estão mudando o modo de se fazer política na atualidade.
Sobre a autora - Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Katia Saisi é especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2001), onde também defendeu o Mestrado em Comunicação e Mercado (2003), cuja dissertação foi premiada pela Intercom (Associação Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) em 2004 na categoria Publicidade, Propaganda e Marketing. É doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (2011), área de concentração em Política, com tese que inspirou este livro. É docente em cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu e Instituto do Legislativo Paulista, entre outras. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) da PUC-SP. Possui mais de 25 anos de experiência em assessoria de imprensa de empresas públicas e privadas, bem como de candidatos e políticos no exercício do mandato. É diretora executiva da Pluricom Comunicação Integrada.
Título: Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina: Brasil, Chile e Venezuela
Autora: Katia Saisi
Número de páginas: 296
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42,00
Editora: Medianiz
ISBN: 978-85-64713-09-3
Palestra e lançamento do livro
Data: 25 de agosto de 2014 (segunda-feira), às 19h
Local: Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa de São Paulo
Av. Sargento Mário Kozel Filho, s/n - Ibirapuera - São Paulo (SP)
Mais informações estão disponíveis no site do ILP
Assessoria de Imprensa da Editora Medianiz:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elziandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom