Clientes
Pesquisadores descortinam a formação fundiária dos Sertões de Araraquara
Nov 22, 2012
Oswaldo Truzzi e Fransérgio Follis autografam 'A Ocupação dos Sertões de Araraquara' na terça-feira, 27 de novembro, às 19h, no Anfiteatro da UNICEP, em São Carlos
A história da formação fundiária no Brasil é, geralmente, dedicada à análise do processo de constituição dos grandes latifúndios. Em A Ocupação dos Sertões de Araraquara: das Sesmarias e Apossamentos à Lei de Terras de 1850, lançamento da EdUFSCar, os pesquisadores Oswaldo Truzzi e Fransérgio Follis têm um viés diferenciado.
Ao enfocar os Sertões de Araraquara, onde posteriormente seria fundada a vila de mesmo nome, os autores buscam historicizar o processo de ocupação fundiária, recorrendo a uma bibliografia consistente, de uma perspectiva crítica. Descontroem o mito em torno do herói fundador Pedro José Neto, ao mesmo tempo em que recuperam os movimentos de expansão da fronteira agrícola e demográfica no rumo dos Sertões de Araraquara.
São três as fontes fundamentais sobre a posse de terras na região – a relação de sesmarias concedidas, o registro de terras de 1817-1818 e o de 1855-1858 para Araraquara – todas elas disponíveis em CD anexado à obra, que traça um retrato fiel da rede fundiária local, incluindo desde os pequenos sítios até os latifúndios. Ao tornar disponível essa documentação, a publicação oferece ao leitor inúmeras possibilidades analíticas, que sugerem pistas para questões fundamentais, como a origem dos primeiros povoados, a convivência conflituosa entre famílias descendentes de sesmeiros e posseiros, a constituição inicial das propriedades, seu tamanho e sua localização aproximada no território.
Com esta iniciativa, os autores pretendem instigar os leitores a se debruçarem sobre o passado da região, buscando ampliar o conhecimento da história fundiária, essencial para o entendimento e a busca de soluções de problemas do presente. A obra faz parte da coleção Nossa História que já conta com mais de dez títulos que retratam a formação do interior do estado de São Paulo.
Sobre os autores – Oswaldo Truzzi é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Engenharia de Produção. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Dirige, desde 2000, a Editora da Universidade Federal de São Carlos.
Fransérgio Follis é graduado e mestre em História pela Unesp/Franca-SP e doutor em Sociologia pela Unesp/Araraquara-SP. Atualmente é coordenador do Curso Superior de Gestão em Turismo do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, onde também ministra aulas nas áreas de História e Ciências Sociais.
Título: A Ocupação dos Sertões de Araraquara: das Sesmarias e Apossamentos à Lei de Terras de 1850
Autores: Oswaldo Truzzi e Fransérgio Follis
Número de páginas: 268
Formato: 21 x 29 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7600-281-9
Lançamento de A Ocupação dos Sertões de Araraquara
Data: 27 de novembro, terça-feira, às 19h
Local: Anfiteatro da UNICEP - Campus I
Rua Pedro Bianchi, 111 - Vila Alpes - São Carlos (SP)
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom