Clientes
Manual didático sobre uso da vírgula ganha nova edição atualizada e ampliada
Feb 19, 2013
De todos os sinais de pontuação, a vírgula é o mais difícil e controverso. É que a vírgula se reveste de alta subjetividade. Cada pessoa a usa de modo diferente: uns mais, outros menos. Entretanto, como afirma a professora de Português, Maria Tereza de Queiroz Piacentini, “vírgula existe para ajudar, não para atrapalhar”. Para que seja esclarecedora e não perturbadora, é fundamental conhecer e compreender as regras que orientam seu uso. É justamente isso o que ela apresenta em 'Só vírgula – Método fácil em vinte lições', que acaba de ganhar sua terceira edição revista, atualizada e ampliada, pela EdUFSCar
Em linguagem acessível e moderna, a obra reúne tudo o que foi possível sistematizar sobre o assunto: das regras básicas (“não se coloca vírgula entre sujeito e predicado”) às mais atuais, como a dos nomes próprios, datas e endereçamentos.
A autora parte de sete observações básicas sobre a vírgula: ela é gramatical (não serve apenas para marcar uma pausa); pode haver pausa onde não há vírgula; seu uso é pessoal, para dar realce; não há uniformidade quanto ao emprego da vírgula (depende do estilo de cada escritor); não há regras absolutas, mas algumas de uso geral são possíveis; a vírgula apenas assinala uma separação de sentido que já existe mentalmente; o principal objetivo da vírgula é esclarecer o sentido da frase, não deixando margem a dúvidas e ambiguidades.
Com exemplos do dia a dia retirados das melhores revistas semanais do país, o livro se configura como um manual didático de autoaprendizagem. Em cada lição, apresenta uma explicação de questões práticas com as respectivas respostas, o que permite ao leitor testar seus conhecimentos e aprendizado. Por estas características, Só vírgula é uma obra indispensável para estudantes, professores, jornalistas, escritores e todos os profissionais que queiram aprimorar sua redação.
Sobre e a autora – Maria Tereza de Queiroz Piacentini é licenciada em Letras (Português e Inglês), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-bolsista do AFS nos Estados Unidos, foi professora de Inglês e depois redatora oficial e revisora em diversas repartições estaduais, como Casa Civil, Secretaria de Reconstrução, Coordenadoria dos Desportos, Secretaria da Educação, Assembleia Legislativa e Fundação Catarinense de Cultura. Em 1989 ficou responsável pela revisão gramatical da Constituição do Estado de Santa Catarina. Mantém a coluna semanal Não Tropece na Língua no sítio Língua Brasil: www.linguabrasil.com.br. É também autora do livro Só Palavras Compostas – manual de consulta e autoaprendizagem, publicado pela EdUFSCar
Título: Só vírgula – Método fácil em
vinte lições
Autora: Maria
Tereza de Queiroz Piacentini
Número de páginas: 143
Formato: 14 x 21 cm
Preço: 25,00
ISBN: 978-85-7600-153-29
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom