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EdUFSCar participa da 65ª Reunião Anual da SBPC no Recife

Jul 16, 2013

A Editora da Universidade de São Carlos participa da 65ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência) que este ano acontece no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) no Recife, de 21 a 26 de julho. O tema dessa edição será “Ciência para o Novo Brasil” e a EdUFSCar apresenta nove títulos lançados recentemente que abordam novas perspectivas para o país.

Os laços entre igreja, governo e economia solidária

Autor: André Ricardo de Souza | Páginas: 237 | R$ 28,00 | ISBN: 978-85-7600-313-7

laçosA Igreja Católica é matriz de alguns movimentos sociais, entre eles o da economia solidária, resgatante de valores e práticas cooperativistas do século XIX, que tinham sido também vividos por padres nos anos 1950 e 1960, como parte da “terceria via cristã”. Vários empreendimentos solidários atuais foram formados com o apoio de pastorais sociais e organismos católicos, sobretudo da Cáritas Brasileira. Economia solidária e catolicismo progressista se fizeram presentes nos governos de Lula e Dilma Rousseff com implicações relevantes. Esta obra trata da relação ideológica e prática entre igreja, governo e economia solidária.

 

Profissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista

Autor: Fabio de Oliveira Almeida | Páginas: 164 | R$ 25,00 | ISBN: 978-85-7600-309-0

profissionalismoProfissionalismo médico paulista e reforma na saúde adhemarista é um sério esforço intelectual que procura avançar o conhecimento sociológico a respeito dos grupos profissionais no Brasil em um contexto político pouco investigado pela literatura especializada, ou seja, o período do populismo. A partir de um diálogo entre Sociologia das Profissões e teoria do populismo brasileiro, o trabalho investiga uma intrincada e ambivalente trama de relações entre interesses concretos, organizações profissionais e estatais, bem como elementos ideológicos, que conectaram o profissionalismo médico paulista à reforma sanitária realizada no segundo governo populista de Adhemar de Barros em São Paulo.

 

Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível

Autoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa | Páginas: 176 | R$ 28,00 | ISBN: 978-85-7600-261-1

comunidades

Comunidades de Aprendizagem é uma proposta de transformação das escolas para garantir máxima aprendizagem, convivência plena na diversidade e participação da comunidade nos processos e decisões. O livro apresenta Comunidades de Aprendizagem em cinco capítulos: o primeiro está dedicado ao contexto atual, em âmbito internacional, e às implicações e especificidades do Brasil, que colocam às escolas o desafio de se transformar; o segundo traz o conceito de Aprendizagem Dialógica, base teórico-metodológica de Comunidades de Aprendizagem; o terceiro trata das fases de transformação em Comunidade de Aprendizagem; o quarto traz o funcionamento dos processos de uma Comunidade de Aprendizagem, com base em experiências pesquisadas pelas autoras em Comunidades de Aprendizagem do Brasil e da Espanha; o livro é encerrado com elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação das escolas em sentido mais democrático, dialógico e de garantia de aprendizagem para todos os estudantes.


Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos

Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos | Páginas: 254 | R$ 35,00 | ISBN: 978-85-7600-307-6

tenhoEste livro reúne textos de diversos autores, surdos e ouvintes, que atuam na área da surdez, visando possibilitar uma visão ampla de aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e à educação de surdos. Nosso objetivo é oferecer, além de um conhecimento inicial a respeito da educação de surdos, o aprofundamento teórico de questões relativas à abordagem bilíngue e à LIBRAS, bem como dar subsídios para a atuação do professor da educação básica junto a alunos surdos. Buscamos, assim, compartilhar nossas experiências por meio deste material, pensado para futuros professores e para aqueles que iniciam seus conhecimentos e experiências no campo da surdez.


Pesquisa em Educação no Brasil: balanços e perspectivas

Organizadores: Marisa Bittar, Carlos Roberto Massao Hayashi, Rosa Maria Moraes A. de Oliveira e Amarilio Ferreira Jr. | Páginas: 221 | R$ 29,00 | ISBN: 978-85-7600-279-6

pesquisaEste livro reúne textos de conferências apresentadas no IX Encontro Regional de Pesquisa em Educação – Anped-Sudeste – realizado na Universidade Federal de São Carlos em julho de 2009, cujo tema foi “Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI”. Considerando como marco as pesquisas iniciadas na década de 1930 no âmbito do Inep, a instituição dos Programas de Pós-Graduação, em 1965, bem como tendências teóricas e contextos políticos distintos que influenciaram essa produção, o livro apresenta balanços e indica perspectivas para a pesquisa em Educação no Brasil, privilegiando duas áreas específicas: os Fundamentos da Educação e a Formação de Professores.


O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal

Autor: Maurizio Lazzarato | Páginas: 93 | R$ 25,00 | ISBN: 978-85-7600-251-2

governoInspirado nos últimos seminários de Foucault sobre a governamentalidade, Maurizio Lazzarato se empenha em acompanhar os novos mecanismos de poder vigentes no contexto neoliberal. Mas não o faz apenas teoricamente. Ao contrário, parte da luta concreta dos chamados "intermitentes" na França - trabalhadores do setor de espetáculos que até há pouco gozavam de uma proteção social condizente com o caráter descontínuo de sua atividade. O autor entendeu que essa categoria aparentemente secundária encarna, de fato, uma tendência crescente do próprio trabalho no capitalismo atual (o cognitariado): a indistinção entre tempo de trabalho e tempo de lazer, a alternância entre trabalho e não trabalho, a precarização do emprego, o lugar da invenção e da criatividade. A partir da pesquisa que realizou com trabalhadores do setor de espetáculo na França, Lazzarato traça um panorama contundente do capitalismo neoliberal que estamos vivendo de maneira fecunda e absolutamente atual e que nos ajuda a compreender a contemporaneidade a partir da relação entre o poder sobre a vida e as formas de resistências: o poder da vida. É um livro imprescindível para entendermos o neoliberalismo e as lutas contemporâneas.

 

Ciência, tecnologia e sociedade: desafios da construção do conhecimento

Organizadora: Wanda Aparecida Machado Hoffmann | Páginas: 313 | R$ 39,00 | ISBN: 978-85-7600-232-1

cienciaEsta obra reúne contribuições que abordam temáticas que envolvem a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) à luz de diferentes olhares. Esse campo de estudos encontra-se em processo de construção e transformação, proporcionando muitas possibilidades de intercâmbio de ideias e o fortalecimento das interfaces com as diversas áreas de conhecimento. Os estudos de CTS têm um caráter multidisciplinar. Os temas são abordados em uma perspectiva crítica e relacional, de maneira a evidenciar as diferentes dimensões do conhecimento estudado, sobretudo das interações entre CTS.

 

O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas

Organizadores: Arlindo da Silva Lourenço e Elenice Maria Cammarosano Onofre | Páginas: 258 | R$ 29,00 | ISBN: 978-85-7600-228-4

espaçoO espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas examina questões relativas à educação em espaços de privação de liberdade. Trata-se de obra que apresenta os efeitos do aprisionamento e o embate entre o discurso jurídico - penal, cultura prisional e cultura escolar -, analisa práticas educativas que ocorrem no interior da prisão, especificamente as referentes à educação e ao trabalho, evidencia pistas para o processo de reinserção social pela educação escolar e enfatiza a relevância de políticas locais e nacionais de educação de jovens e adultos em privação de liberdade.

 

Quanta ciência há no ensino de ciências

Organizadores: Antonio Carlos Pavão e Denise de Freitas | Páginas: 332 | R$ 45,00 | ISBN: 978-85-7600-121-8

quantaEsse livro inscreve-se no âmbito das temáticas atuais sobre ensino de Ciência, livro didático e prática docente. Destina-se principalmente a professores dos ensinos fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema, sendo um importante material de apoio aos cursos de formação inicial e continuada de professores. É resultado de um esforço coletivo de professores e pesquisadores de várias áreas de conhecimentos: Física, Química, Biologia, entre outras, de vários estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal, que fizeram parte do processo de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2005). Em decorrência da diversidade de formação e atuação dos autores, o livro apresenta artigos com variadas perspectivas teóricas e diferentes níveis de aprofundamento, contemplando ideias bastante plurais sobre o ensino de ciências, o livro didático e a prática docente.

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

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