Clientes
EdUFSCar participa de eventos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Unochapecó
Sep 23, 2013
A Editora da Universidade Federal de São Carlos estará presente no IV Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe e no IV Seminário Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, que serão realizados entre 25 e 27 de setembro, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Confira abaixo os livros apresentados pela EdUFSCar
Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas
Organizadoras: Maria da Graça Nicoletti Mizukami e Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali | Páginas: 347 | R$ 42,00 | ISBN: 978-85-85173-82-1
A obra é uma coletânea de trabalhos que discutem a problemática atual de processos de formação de professores, tanto inicial quanto continuada, envolvendo diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino. O livro objetiva oferecer um panorama da situação brasileira, assim como levantar questões centrais presentes no debate educacional. Os textos presentes são relativos às pesquisas desenvolvidas por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
Complexidade da Docência e formação continuada de professores
Autor: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami | Páginas: 238 | R$ 38,00 | ISBN: 978-85-7600-161-4
Esta coletânea é fruto de pesquisas e dá continuidade à série "Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da docência". A docência é uma profissão complexa e dinâmica, desenvolve-se em diferentes contextos, níveis e formas e apresenta desafios, dilemas e problemáticas que fazem parte desta obra. A aprendizagem da docência envolve diferentes tipos de conhecimentos, bem como diferentes fontes por meio das quais tais conhecimentos são construídos. Os capítulos que compõem esta coletânea se referem a diferentes momentos da carreira, contextos e modalidades de ensino e a algumas das múltiplas variáveis que estão presentes no processo de desenvolvimento profissional que se prolonga ao longo da trajetória profissional dos professores.
Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível
Autoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa | Páginas: 176 | R$ 28,00 | ISBN: 978-85-7600-261-1
Comunidades de Aprendizagem é proposta de transformação das escolas para garantir máxima aprendizagem, convivência plena na diversidade e participação da comunidade nos processos e decisões. O livro apresenta Comunidades de Aprendizagem em cinco capítulos: o primeiro está dedicado ao contexto atual, em âmbito internacional, e às implicações e especificidades do Brasil, que colocam às escolas o desafio de se transformar; o segundo traz o conceito de Aprendizagem Dialógica, base teórico-metodológica de Comunidades de Aprendizagem; o terceiro trata das fases de transformação em Comunidade de Aprendizagem; o quarto traz o funcionamento dos processos de uma Comunidade de Aprendizagem, com base em experiências pesquisadas pelas autoras em Comunidades de Aprendizagem do Brasil e da Espanha; o livro é encerrado com elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação das escolas em sentido mais democrático, dialógico e de garantia de aprendizagem para todos os estudantes.
Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas
Organizadoras: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami | Páginas: 351 | R$ 46,00 | ISBN: 978-85-7600-282-6
Esta obra reúne um conjunto de capítulos com base em uma variedade de referenciais teórico-metodológicos sobre o desenvolvimento profissional da docência, compreendido como um processo complexo, contínuo, situado e que sofre influência de inúmeras variáveis. São contemplados temas atuais que têm mobilizado inúmeras discussões na universidade, na escola e em outros contextos educacionais. Diversas problemáticas que afetam os professores e outros agentes educacionais, bem como suas práticas pedagógicas, são analisadas.
Educação à distancia: desafios contemporâneos
Organizadores: Daniel Mill e Nara Maria Pimentel | Páginas: 344 | R$ 42,00 | ISBN: 978-85-7600-215-4
Este livro contribui para a compreensão dos quatro elementos básicos da educação em geral (gestão, docência, discência e materiais didáticos) e busca apoiar as ações de educadores, gestores e outros interessados em sistemas de EaD (educação a distância). Esta coletânea é composta de 16 textos que representam diferentes pontos de vista, com reflexões de vários autores sobre assuntos fundamentais para a modalidade de EaD. Apenas para fins didáticos e com vistas ao agrupamento dos textos, estruturamos os capítulos em três partes complementares e articuladas. Na primeira parte, agrupamos textos mais voltados para os processos educacionais em termos de ensino, aprendizagem e inovação. Na segunda parte, agrupamos textos tangentes aos processos educacionais com foco em gestão, estrutura e funcionamento do ensino-aprendizagem. Por fim, a terceira parte traz textos com análises mais amplas, em nível macro, enfocando discussões políticas educacionais governamentais e de institucionalização da modalidade de EaD. No início de cada parte, apresentamos os textos componentes da mesma, comentando-os resumidamente num capítulo introdutório. Esperamos que esta coletânea represente uma contribuição ímpar para os leitores, em especial os defensores ou trabalhadores da educação a distância.
Escola e aprendizagem da docência - processos de investigação e formação
Autores: Maria da G. N. Mizukami, Aline M. M. R. Reali, Cláudia R. Reyes, Elisabeth M. Martucci, Emilia F. de Lima, Regina M. S. P. Tancredi e Roseli R. de Mello | Páginas: 203 | R$ 35,00 | ISBN: 978-85-85173-70-8
Este livro apresenta uma análise das questões teórico-pedagógicas que permeiam tanto os processos de formação inicial e continuada dos professores quanto a investigação de tais processos. Também é descrita uma estratégia que considera a parceria universidade-escola, a escola de ensino fundamental e a pesquisa colaborativa como instâncias formadoras da docência.
Formação de professores - práticas pedagógicas e escola
Organizadores: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami | Páginas: 350 | R$ 42,00 | ISBN: 978-85-85173-83-8
Esta coletânea objetiva apresentar discussões sobre os focos atuais relativos à formação de professores, abordando um panorama da problemática em diferentes situações, níveis de ensino e modalidades formativas, presentes no debate educacional e em políticas públicas de formação de professores. São descritas as relações entre processos formativos e políticas públicas, a estrutura e a vida nas escolas e os processos investigativos.
Formação de professores: tendências atuais
Organizadores: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami | Páginas: 182 | R$ 32,00 | ISBN: 85-85173-17-3
Este livro está organizado considerando algumas temáticas básicas: os aspectos gerais relativos à formação de professores, o processo de socialização profissional, as contribuições da pesquisa e a formação básica e continuada de professores.
Marcas da diferença no ensino escolar
Organizador: Richard Miskolci | Páginas: 220 | R$ 35,00 | ISBN: 978-85-7600-213-0
Marcas da Diferença no Ensino Escolar fornece informação clara e atualizada para se lidar com gênero, sexualidade e relações étnico-raciais na sala de aula. Auxilia na compreensão de questões ainda pouco exploradas na área de educação, mas que se impõem na prática exigindo que educadoras e educadores se aprofundem nelas, questionem o senso comum e encarem os desafios do presente com os olhos voltados para o futuro.
Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência
Organizadores: Elizabeth Tunes e Roberto Bartholo | Páginas: 177 | R$ 24,00 | ISBN: 978-85-7600-087-7
O livro apresenta o tema da inclusão em seu caráter multifacetado, e sua leitura, na perspectiva do pensamento complexo, torna-se extraordinariamente rica. As dimensões econômica, histórica, sociológica, tecnológica e, especialmente, ética da inclusão vão se mostrando para o leitor, ao longo da leitura de uma única obra, em diferentes momentos, de diferentes formas e com diferentes nuances, em uma tessitura que permite refletir a inclusão em sua complexidade, em suas possibilidades e impossibilidades, constituindo, assim, um importante contraponto às representações dominantes relativamente utópicas, fragmentadas e simplistas, atualmente em muitos cenários, especialmente no contexto educativo. A partir das interessantes análises realizadas sobre preconceito, inclusão e deficiência, emergem, com clareza, os limites da ação, os quais obrigam a pensar em reformulações e novas estratégias, nem sempre explicitadas, porém, implicitamente sugeridas para serem pensadas.
Esta é uma obra revolucionária pelo seu caráter subversivo e desafiador; criativa pela sua própria natureza e pelas possibilidades que abre para novas reflexões e ações. Foge, com acerto, da repetição, da fragmentação, da simplificação e do reducionismo que caracteriza, infelizmente, boa parte da produção científica nesse campo e, por isso, sua leitura pode constituir um bom incentivo para todos aqueles que, sensibilizados com a complexidade da inclusão, querem fazê-la possível.
Pesquisa em Educação no Brasil: balanços e perspectivas
Organizadores: Marisa Bittar, Carlos Roberto Massao Hayashi, Rosa Maria Moraes A. de Oliveira e Amarilio Ferreira Jr. | Páginas: 221 | R$ 29,00 | ISBN: 978-85-7600-279-6
Este livro reúne textos de conferências apresentadas no IX Encontro Regional de Pesquisa em Educação – Anped-Sudeste – realizado na Universidade Federal de São Carlos em julho de 2009, cujo tema foi “Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI”. Considerando como marco as pesquisas iniciadas na década de 1930 no âmbito do Inep, a instituição dos Programas de Pós-Graduação, em 1965, bem como tendências teóricas e contextos políticos distintos que influenciaram essa produção, o livro apresenta balanços e indica perspectivas para a pesquisa em Educação no Brasil, privilegiando duas áreas específicas: os Fundamentos da Educação e a Formação de Professores.
Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques
Organizadores: Daniel Mill, Luis Roberto de Camargo Ribeiro e Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira | Páginas: 200 | R$ 30,00 | ISBN: 978-85-7600-214-7
A tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância (EaD) é extremamente fragmentado e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e outra (e.g., equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos), sabe-se que o trabalho docente a distância se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, denominamos de polidocência. O conceito de polidocência traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro pretende explorar um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.
IV Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da ACAFE e o IV Seminário Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó
Data: de 25 a 27 de setembro
Local: Salão de Atos e Bloco G3 da Unochapecó
Av. Senador Attílio Fontana, 591-E - Chapecó (SC)
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom