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EdUFSCar apresenta títulos sobre surdocegueira e deficiências múltiplas em evento sobre o tema
Nov 21, 2013
A EdUFSCar, editora da Universidade Federal de São Carlos, participa do V iFórum Internacional de Surdoceguera e Deficiência Múltipla, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Sesc São Carlos e no Campus São Carlos da UFSCar. As vendas acontecem somente no dia 22 de novembro das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Campus São Carlos da UFSCar. Confira abaixo os títulos apresentados.
Educação Especial: aspectos conceituais e emergentes
Organizadora: Maria da Piedade Resende da Costa | Páginas: 179 | R$ 26,00 | ISBN: 978-85-7600-143-0
O livro trata de temas polêmicos e atuais sobre a Educação Especial, ressaltando os seus limites e avanços. Compreende duas partes distintas. Na primeira busca informar ao leitor os aspectos conceituais sobre síndromes, legislação, história, entre outros. Quanto à segunda parte, os aspectos emergentes, além de informar, refletem sobre a inclusão, prevenção, família e formação de professores. Destina-se a professores, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e familiares, enfim, a todas as pessoas interessadas pela Educação Especial.
Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - 25 anos construindo conhecimento - Resumos de Teses e Dissertações
Organizadoras: Maria Amelia Almeida, Enicéia Gonçalves Mendes e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams | Páginas: 236 | R$ 30,00 | ISBN: 85-7600-033-4
Como parte das comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, esta obra apresenta resumos das teses e dissertações defendidas, objetivando divulgar o trabalho inovador e abrangente desenvolvido por alunos e professores. Ao longo deste um quarto de século, o programa tem buscado contribuir, de maneira intencional e planejada, para a superação de uma Educação Especial equivocada, a qual responsabiliza o aluno, com necessidades educacionais especiais ou o seu meio próximo, por suas dificuldades de aprendizagem e adaptação ao meio social, exercendo uma função segregadora e atuando contra os ideais de inclusão e integração social de portadores de deficiências e contra a garantia de sua plena cidadania.
Temas em educação especial
Organizadores: Celso Goyos, Maria Amélia Almeida e Deisy de Souza (Orgs.) | Páginas: 580 | Item em pré-venda | ISBN: 85-85173-14-9
Cinquenta trabalhos que integram um rico painel na descrição e inovação das práticas institucionais destinadas às pessoas com deficiência, apresentados por pesquisadores com representatividade nacional e internacional. Temas em educação especial é uma referência básica na divulgação da produção científica voltada às necessidades educativas especiais.
Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação
Autoras: Fatima Ali Abdalah Abdel Cader Nascimento e Maria da Piedade Resende da Costa | Páginas: 78 | R$ 16,00 | ISBN: 978-85-7600-051-8
Este livro representa uma cuidadosa contribuição de profissionais da área de Educação Especial para a ampliação e o fortalecimento de informações sobre surdocegueira. Sua abordagem, para além da disponibilidade e do envolvimento pessoal e profissional das autoras, sua coerência e seu rigor metodológicos, derivados de diversos estudos e pesquisas, resultam em uma mensagem de esperança e compromisso com a construção de uma nova ordem social que priorize o respeito à diversidade e que a reconheça como enriquecedora para a convivência humana. O eixo principal desta obra remete o leitor - de esferas administrativa e legislativa, profissionais da área de Educação Especial, alunos em formação, pais e educadores - à reflexão sobre os diferentes entendimentos e percepções acerca da temática, de forma que se perceba a grandeza das condições humanas de adaptabilidade e flexibilidade. Além disso, pretende-se despertar interrogações e questionamentos sobre diferentes experiências de pessoas que utilizam trilhas perceptuais desconhecidas, incomuns.
Terapia Assistida por Animais (TAA): aplicação no desenvolvimento psicomotor da criança com deficiência intelectual
Autoras: Patrícia Sidorenko de Oliveira Capote e Maria da Piedade Resende da Costa | R$ 22,00 | Páginas: 95 |ISBN: 978-85-7600-231-4
É um livro que trata sobre a importância da Terapia Assistida por Animais e sua aplicabilidade. Destina-se a profissionais como psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, professores de Educação Física, entre outros, inclusive pais. Esperamos que esta leitura traga contribuições para melhorar a qualidade de vida da população de crianças com deficiência intelectual no seu desenvolvimento psicomotor.
Voleibol sentado brincar e jogar na educação física escolar
Autores: Edison Martins Miron e Maria da Piedade Resende da Costa | Páginas: 200 | R$ 29,00 | ISBN: 978-85-7600-323-6
O voleibol sentado é um esporte que pode ser facilmente aprendido e democraticamente desenvolvido. Além de fazer parte das modalidades paraolímpicas, sua prática pode se localizar dentro das dimensões do esporte participação, educação eperformance. A escola é o ambiente mais propício para que o desenvolvimento de ações inclusivas aconteça. Propiciar situações integradoras por meio dos esportes nas aulas de Educação Física Escolar amplia as chances de êxito nas práticas educacionais. Nessa direção, os esportes adaptados e especificamente o voleibol sentado podem ser um conteúdo de fácil execução e de simples entendimento, necessitando de poucos materiais para o seu desenvolvimento. E vão muito além: podem suscitar a valorização das diferenças.
Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos
Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos | Páginas: 254 | R$ 35,00 | ISBN: 978-85-7600-307-6
Este livro reúne textos de diversos autores, surdos e ouvintes, que atuam na área da surdez, visando possibilitar uma visão ampla de aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e à educação de surdos. Nosso objetivo é oferecer, além de um conhecimento inicial a respeito da educação de surdos, o aprofundamento teórico de questões relativas à abordagem bilíngue e à LIBRAS, bem como dar subsídios para a atuação do professor da educação básica junto a alunos surdos. Buscamos, assim, compartilhar nossas experiências por meio deste material, pensado para futuros professores e para aqueles que iniciam seus conhecimentos e experiências no campo da surdez.
Trajetórias escolares de alunos com deficiência
Autora: Kátia Regina Moreno Caiado | Páginas: 242 | R$ 36,00 | ISBN: 978-85-7600-329-8
Lembranças do tempo da escola foram as fontes para este estudo. Emprestamos as memórias de 20 pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior. Como pesquisadora e docente na licenciatura, entendo que este texto pode provocar novas investigações na área da Educação Especial, assim como pode trazer um importante referencial para a formação de professores, pois conhecerão trajetórias de vidas de pessoas com deficiência que enfrentaram inúmeros desafios e concluíram o ensino superior. Que este estudo possa contribuir para que compreendam seus alunos para além das deficiências que marcam seus corpos e impulsioná-los para a vida!
EdUFSCar no V Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
Data: de 21 a 23 de novembro
Local: Sesc São Carlos e Campus São Carlos da UFSCar
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
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