01
Novo romance de Lincoln Amaral traz embate entre natureza e progresso
O biólogo e professor Lincoln Amaral tem se dedicado nos últimos anos à produção literária, em que mescla seus conhecimentos científicos à arte de (re)criar e narrar fatos. Se em "Mímica no aquário predileto", sua aventura inicial, publicada pela EdUFSCar em 2011, ele adentrava no universo universitário e mesclava-o à memória da juventude, agora, neste novo romance, ele se lança à ficção de maneira mais plena. Em "Trilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba", também sob o selo da EdUFSCar, o autor cruza e tensiona tempos, lugares, vozes e ideologias.
Psicólogos analisam questões teóricas e clínicas das psicoterapias de orientação psicanalítica
As psicoterapias podem ser definidas como “modalidades assistenciais voltadas à abordagem de questões de natureza emocional pelas quais um profissional de nível superior – psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, entre outros – utiliza métodos e técnicas fundamentados em teorias científicas para o benefício de indivíduos que buscam auxílio”. O livro "Psicoterapias de orientação psicanalítica: elementos centrais e aplicações diferenciadas", organizado pelos psicólogos Rodrigo Sanches Peres e Cássia Regina Rodrigues Varga, lançamento da EdUFSCar, reúne oito artigos de profissionais da área que analisam questões teóricas e clínicas especificamente das psicoterapias de orientação psicanalítica, aquelas que se assentam teoricamente nos aportes básicos da psicanálise, mas que dela se diferenciam tecnicamente.
Estudo resgata as principais contribuições de David Schneider para o pensamento antropológico
O antropólogo norte-americano David Schneider (1918-1995) teve uma vasta e reconhecida produção. De sua etnografia sobre os yap na Micronésia, passou pelos estudos sobre o parentesco em sua terra natal e, também, pela sua contribuição para toda uma área da antropologia feminista. Dada a falta de traduções para o português de sua obra, o lançamento de "A antropologia de Schneider: pequena introdução", do antropólogo Igor José Renó Machado, pela EdUFSCar, configura-se como oportunidade para o público brasileiro ter acesso a seu inovador pensamento, considerado por muitos como irônico e iconoclasta.
Contos fantásticos expõem a animalização presente no agir humano
A zoofilia, tema central do livro 'Histórias zoófilas e outras atrocidades', de Wilson Alves-Bezerra, lançamento da EdUFSCar em parceria com a Oitava Rima Editora, extrapola as definições tradicionais. O agir animalesco ou que se relaciona de alguma forma com – e como – os bichos, retratado como uma paixão, vai além do que a maioria pensa. As particularidades do tema são reveladas nas histórias contagiantes, com dramas, diálogos e pensamentos próprios.
Lincoln Amaral lança 'Trilogia amazônica' em São João da Boa Vista
Sessão de autógrafos acontece na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, às 17h, no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.