02
Coletânea resgata os cinquenta anos do golpe militar no Brasil
Era noite de 31 de março de 1964 quando as tropas do general Mourão Filho seguiram de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, ainda centro de efervescência política, por ter sido a capital do Brasil até pouco tempo antes. No dia seguinte, o país amanheceu tomado por tanques e militares que, por longos e tenebrosos 21 anos, estiveram no poder após depor o presidente democraticamente eleito João Goulart. E é esse período retratado em 'O Golpe de 1964 e o Regime Militar', coletânea de artigos organizados por João Roberto Martins Filho, relançada agora pela EdUFSCar, justamente quando completam 50 anos do acontecimento.
Psicólogas lançam 'Violência nota zero' com palestra em São Paulo
Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira autografam livro e ministram palestra sobre o que é a violência na escola, suas causas e efeitos e o que pode ser feito para enfrentá-la e preveni-la. Evento acontece na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, das 19h às 21h, no Espaço Café da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.
Educadores discutem o acolhimento da diversidade pela escola
A educação é um campo em constante transformação. É nesse espírito que a obra 'Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática', organizada pelas educadoras Maria Cecília Luiz e Renata Maria Moschen Nascente, lançamento da EdUFSCar, vem para dar subsídios à compreensão do desafio da democratização da escola, que tem como um dos seus princípios básicos o acolhimento da diversidade, abrangendo os campos cultural, étnico, de gênero e de necessidades especiais e tendo como protagonista o conselho escolar – espaço e tempo privilegiados desse processo.
Nova edição amplia conceitos da engenharia de materiais
A complexidade das tarefas que envolvem o desenvolvimento de materiais obrigou seus praticantes a gravitar tanto na órbita da ciência como da engenharia, transformando-a numa área do conhecimento essencialmente interdisciplinar. Para dar conta dos avanços verificados na área ao longo dos últimos anos, o livro 'Seleção de Materiais', do engenheiro Maurizio Ferrante, chega à terceira edição com muitas novidades.
Historiador americano analisa 200 anos dos negros na América Latina
Estudos comparativos e históricos da dominação racial e da longa luta contra o racismo na América Latina são raros. Existem muitos escritos sobre a escravidão e alguns sobre negros livres, mas a pesquisa sobre negros e relações raciais depois da abolição, quando existe, geralmente focaliza a atualidade, perdendo-se a dimensão histórica das relações raciais. O trabalho do pesquisador americano George Reid Andrews vem resgatar essa lacuna. Em 'América Afro-Latina, 1800-2000', ele faz uma síntese comparativa da história dos afrodescendentes e das regiões da América Latina influenciadas de maneira fundamental pela sua presença ao longo dos duzentos anos entre 1800 e 2000. Lançada originalmente em 2004 pela Oxford University Press, a obra foi publicada no Brasil em 2007 pela EdUFSCar e ganha agora nova impressão.
Apresentação teatral baseada no livro "Menina de Arte" acontece no Dia Internacional da Mulher
Espetáculo será próximo sábado, 8 de março, no Teatro Florestan Fernandes, na Universidade Federal de São Carlos, com entrada gratuita.