05
Jornalista Ruy Castro fala sobre crônica e biografia na XI Feira do Livro da UFSCar
Entre os dias 6 e 8 de maio, acontece a XI Feira do Livro da Universidade Federal de São Carlos. Evento é aberto a toda comunidade e oferece descontos de 15 a 40%. Neste ano a programação cultural terá a palestra “Crônica x Biografia - um autor e duas linguagens”, com o escritor e jornalista Ruy Castro.
EdUFSCar participa de eventos sobre Educação Intercultural em Territórios Contestados na Unochapecó
A Editora da Universidade Federal de São Carlos estará presente no II Seminário Internacional: Culturas e Desenvolvimento, que será realizados entre 14 e 16 de maio, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
Colóquio marca lançamento de 'Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos' na UFSCar
Evento acontece na quarta-feira, 28 de maio, às 17h, na BCo - Biblioteca Comunitária da UFSCar, durante o Colóquio sobre "Filosofia e Educação", que conta com a participação do autores Marcos Francisco Martins, Paulo de Tarso Gomes e Luiz Roberto Gomes, além do debatedor Eduardo Baioni. Logo após o debate, haverá sessão de autógrafos na Livraria da EdUFSCar. Entrada gratuita.
Pesquisadores analisam as relações entre discurso e sujeito a partir das referências da Análise de Discurso e da Psicanálise
Há vários pontos de intersecção entre a Análise do Discurso e a Psicanálise. É justamente a partir das características que unem e separam as duas áreas de conhecimento que são construídas as reflexões de 'Discurso e sujeito: trama de significantes', lançamento da EdUFSCar. A coletânea organizada por Lauro José Siqueira Baldini e Lucília Maria Abrahão e Sousa traz análises elaboradas por diversos autores, profissionais especializados em Linguística e Psicanálise.
Sociólogos lançam novos olhares sobre as ruralidades contemporâneas
Desde a década de 1980, a discussão sobre o estatuto do mundo rural na contemporaneidade tem revelado novas possibilidades de leitura sobre as sociabilidades no campo. Esgotada a tese acerca da industrialização ou urbanização do mundo rural, o viés evolucionista intrínseco a tais abordagens cedeu espaço a uma multiplicidade de leituras sobre fenômenos cujas dinâmicas revelavam-se para além do então chamado mundo agrícola. Duas dimensões importantes de análise – relativas ao trabalho e à questão ambiental – vêm sustentando a disseminação de novos enfoques nos estudos rurais. Inscrito no debate sobre tais transformações, a coletânea 'Ruralidades, trabalho e meio ambiente: diálogos sobre sociabilidades rurais contemporâneas', organizada por Rodrigo Constante Martins, lançamento da EdUFSCar, reúne textos que evidenciam a diversidade de olhares e interpretações produzidos por sociólogos brasileiros e estrangeiros sobre as ruralidades contemporâneas.