Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 09 EdUFSCar participa da I Feira do Livro da Ediunesc em Criciúma

Clientes

EdUFSCar participa da I Feira do Livro da Ediunesc em Criciúma

Sep 04, 2014

Editora da Universidade Federal de São Carlos está presente na I Feira do Livro da Editora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Evento acontece de 10 a 13 de setembro, das 9h às 21h, na Unesc. Confira abaixo a lista de livros apresentados pela EdUFSCar e que estarão com 20% de desconto

Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível

comunidades de aprendizagemAutoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa | Páginas: 176 | R$ 32,00 | ISBN: 978-85-7600-261-1
| Vencedor do 2º lugar na categoria Educação do Prêmio Jabuti em 2013

Comunidades de Aprendizagem é a proposta de transformação das escolas para garantir máxima aprendizagem, convivência plena na diversidade e participação da comunidade nos processos e decisões. O livro apresenta a Comunidades de Aprendizagem em cinco capítulos: o primeiro está dedicado ao contexto atual, em âmbito internacional, e às implicações e especificidades do Brasil, que colocam às escolas o desafio de se transformar; o segundo traz o conceito de Aprendizagem Dialógica, base teórico-metodológica de Comunidades de Aprendizagem; o terceiro trata das fases de transformação em Comunidade de Aprendizagem; o quarto traz o funcionamento dos processos de uma Comunidade de Aprendizagem, com base em experiências pesquisadas pelas autoras em Comunidades de Aprendizagem do Brasil e da Espanha; o livro é encerrado com elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação das escolas em sentido mais democrático, dialógico e de garantia de aprendizagem para todos os estudantes.


Marcas da diferença no ensino escolar

Marcas da diferença no ensino escolarOrganizador: Richard Miskolci | Páginas: 220 | R$ 37,00 | ISBN: 978-85-7600-213-0

Marcas da Diferença no Ensino Escolar fornece informação clara e atualizada para se lidar com gênero, sexualidade e relações étnico-raciais na sala de aula. Auxilia na compreensão de questões ainda pouco exploradas na área de educação, mas que se impõem na prática exigindo que educadoras e educadores se aprofundem nelas, questionem o senso comum e encarem os desafios do presente com os olhos voltados para o futuro.

 

Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência

Organizadores: Elizabeth Tunes e Roberto Bartholo | Páginas: 177 | R$ 29,00 | ISBN: 978-85-7600-087-7

nos limites da acao

O livro apresenta o tema da inclusão em seu caráter multifacetado, e sua leitura, na perspectiva do pensamento complexo, torna-se extraordinariamente rica. As dimensões econômica, histórica, sociológica, tecnológica e, especialmente, ética da inclusão vão se mostrando para o leitor, ao longo da leitura de uma única obra, em diferentes momentos, de diferentes formas e com diferentes nuances, em uma tessitura que permite refletir a inclusão em sua complexidade, em suas possibilidades e impossibilidades, constituindo, assim, um importante contraponto às representações dominantes relativamente utópicas, fragmentadas e simplistas, atualmente em muitos cenários, especialmente no contexto educativo. A partir das interessantes análises realizadas sobre preconceito, inclusão e deficiência, emergem, com clareza, os limites da ação, os quais obrigam a pensar em reformulações e novas estratégias, nem sempre explicitadas, porém, implicitamente sugeridas para serem pensadas.

Esta é uma obra revolucionária pelo seu caráter subversivo e desafiador; criativa pela sua própria natureza e pelas possibilidades que abre para novas reflexões e ações. Foge, com acerto, da repetição, da fragmentação, da simplificação e do reducionismo que caracteriza, infelizmente, boa parte da produção científica nesse campo e, por isso, sua leitura pode constituir um bom incentivo para todos aqueles que, sensibilizados com a complexidade da inclusão, querem fazê-la possível.

 

Quanta ciência há no ensino de ciências

Quanta

Organizadores: Antonio Carlos Pavão e Denise de Freitas | Páginas: 332 | R$ 45,00 | ISBN: 978-85-7600-121-8

Esse livro inscreve-se no âmbito das temáticas atuais sobre ensino de Ciência, livro didático e prática docente. Destina-se principalmente a professores dos ensinos fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema, sendo um importante material de apoio aos cursos de formação inicial e continuada de professores. É resultado de um esforço coletivo de professores e pesquisadores de várias áreas de conhecimentos: Física, Química, Biologia, entre outras, de vários estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal, que fizeram parte do processo de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2005). Em decorrência da diversidade de formação e atuação dos autores, o livro apresenta artigos com variadas perspectivas teóricas e diferentes níveis de aprofundamento, contemplando ideias bastante plurais sobre o ensino de ciências, o livro didático e a prática docente.

 

Trajetórias escolares de alunos com deficiência

Autora: Kátia Regina Moreno Caiado | Páginas: 242 | R$ 36,00 | ISBN: 978-85-7600-329-8

trajetoriasLembranças do tempo da escola foram as fontes para este estudo. Emprestamos as memórias de 20 pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior. Como pesquisadora e docente na licenciatura, entendo que este texto pode provocar novas investigações na área da Educação Especial, assim como pode trazer um importante referencial para a formação de professores, pois conhecerão trajetórias de vidas de pessoas com deficiência que enfrentaram inúmeros desafios e concluíram o ensino superior. Que este estudo possa contribuir para que compreendam seus alunos para além das deficiências que marcam seus corpos e impulsioná-los para a vida!

 

Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola?

Organizadoras: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira | Páginas: 244 | R$ 34,00 | ISBN: 978-85-7600-332-8

violencia

Este livro é para todos os interessados em enfrentar o problema da violência escolar e construir relações interpessoais adequadas no âmbito da escola. São discutidos temas no âmbito da Educação em Direitos Humanos e são descritas estratégias de prevenção da violência na escola como um todo, em sala de aula, a alunos específicos, a profissionais da escola e a familiares de alunos, a fim de se construir um ambiente de paz. Todos os capítulos compreendem atividades a serem realizadas em sala de aula, em reuniões de trabalho com outros funcionários da escola ou no contato com os pais.

 

Filosofia e educação - ensaios sobre autores clássicos

Filosofia e educação - ensaios sobre autores clássicosOrganizadores: Marcos Francisco Martins e Ascísio dos Reis Pereira | Páginas: 467 | R$ 55,00 | ISBN: 978-85-7600-344-1

Esta é uma obra produzida por professores de graduação e de pós-graduação de diferentes partes do Brasil, vinculados à área de fundamentos da educação. Nos capítulos apresentados cronologicamente encontram-se ensaios sobre autores de variadas matrizes teórico-metodológicas e dos diferentes períodos da história da filosofia e da educação. De tais autores são apresentadas a visão de filosofia, de educação e das articulações entre elas. As contribuições dos contemporâneos foram privilegiadas, uma vez que, hodiernamente, nas reflexões e nas pesquisas na área dos fundamentos da educação é evidente a maior referência a eles.

 

processos educativos

Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa (Org.) 
272 páginas | R$ 42,00

O mérito maior deste livro são dois. O primeiro está em que ele foge de ser mais um “manual de como se faz”. O segundo é que, bem além de um outro “livro sobre a pesquisa”, ele ousa ser uma coletânea de ideias e experiências entre pesquisas. Mais, entre diferentes dimensões de interações entre a construção do saber através da pesquisa e outras várias interações. Não se conhece outro livro coletivo ou mesmo de autor individual que tenha ousado fazer com que o enlace educação-pesquisa tenha atravessado tantos e tão aparentemente distanciados territórios.

 

Ciência, tecnologia e sociedade: desafios da construção do conhecimento

Ciência, tecnologia e sociedade - desafios da construção do conhecimentoOrganizadora: Wanda Aparecida Machado Hoffmann | Páginas: 313 | R$ 39,00 | ISBN: 978-85-7600-232-1

Esta obra reúne contribuições que abordam temáticas que envolvem a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) à luz de diferentes olhares. Esse campo de estudos encontra-se em processo de construção e transformação, proporcionando muitas possibilidades de intercâmbio de ideias e o fortalecimento das interfaces com as diversas áreas de conhecimento. Os estudos de CTS têm um caráter multidisciplinar. Os temas são abordados em uma perspectiva crítica e relacional, de maneira a evidenciar as diferentes dimensões do conhecimento estudado, sobretudo das interações entre CTS.


EdUFSCar na I Feira do Livro da Ediunesc

Data: De 10 a 13 de setembro, das 9h às 21h
Local: Unesc (Espaço entre os Blocos X e XI)
Av. Universitária, 1105 - Criciúma (SC)


Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom