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EdUFSCar lança vários títulos no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial

Oct 31, 2014

A Editora da Universidade Federal de São Carlos participa do VI CBEE (Congresso Brasileiro de Educação Especial) com o lançamento de cinco títulos, além de vários à venda. Sessões de autógrafos acontecem no domingo, 2 de novembro, das 19h às 22h, no Restaurante AdUFSCar.

Além de títulos próprios, a EdUFSCar comercializa livros das editoras Appris, Cortez, Summus, Paco, CRV, Papirus, Eduerj, Wak, Intertexto, Mediação e Autores Associados. 

Confira os lançamentos que terão presença dos autores:

 

Ensino colaborativo como apoio a inclusão escolar – unindo esforços entre educação comum e especial

Capa_Ensino colaborativo como apoio a inclusão escolarAutores: Enicéia Gonçalves Mendes, Carla Ariela Rios Vilaronga e Ana Paula Zerbato 

A perspectiva da escolarização de crianças e jovens com deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento nas classes comuns das escolas regulares brasileira é hoje um imperativo moral e político. Entretanto, matricular não basta: é preciso acolher e responder às diferenças dessas crianças e jovens. E como fazer isso? Este é o tema deste trabalho, que propõe estabelecer uma parceria efetiva entre Educação Especial e Regular para viabilizar a escolarização bem-sucedida de estudantes da população-alvo da Educação Especial nas classes comuns das escolas regulares. Esta obra visa socializar o conhecimento que vem sendo produzido nos últimos dez anos pelo Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP) da Universidade Federal de São Carlos acerca do modelo de prestação de serviços de apoio à inclusão escolar chamado de ensino colaborativo ou coensino.


O aluno com deficiência visual cortical 

Capa_O aluno com deficiência visual corticalAutores: Lydia da Cruz Marques e Enicéia Gonçalves Mendes

Os avanços na área médica e educacional têm evidenciado cada vez mais o aumento na prevalência da deficiência visual cortical na infância, mudança apontada como impulsionadora de uma nova revolução no campo da deficiência visual. O funcionamento visual decorrente dessa condição requer compreensão, bem como a necessidade de desenvolver técnicas de avaliação e propor estratégias de intervenção que atendam às especificidades desses indivíduos. O presente livro traz uma revisão abrangente sobre esse tema com o intuito de contribuir para propiciar melhores e mais efetivos meios educacionais para estudantes com deficiência visual cortical.


Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos
tenho

Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos

Este livro reúne textos de diversos autores, surdos e ouvintes, que atuam na área da surdez, visando possibilitar uma visão ampla de aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e à educação de surdos. Nosso objetivo é oferecer, além de um conhecimento inicial a respeito da educação de surdos, o aprofundamento teórico de questões relativas à abordagem bilíngue e à LIBRAS, bem como dar subsídios para a atuação do professor da educação básica junto a alunos surdos. Buscamos, assim, compartilhar nossas experiências por meio deste material, pensado para futuros professores e para aqueles que iniciam seus conhecimentos e experiências no campo da surdez.

 

Trajetórias escolares de alunos com deficiência

Trajetórias escolares de alunos com deficiênciaAutora: Kátia Regina Moreno Caiado

Lembranças do tempo da escola foram as fontes para este estudo. Emprestamos as memórias de 20 pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior. Como pesquisadora e docente na licenciatura, entendo que este texto pode provocar novas investigações na área da Educação Especial, assim como pode trazer um importante referencial para a formação de professores, pois conhecerão trajetórias de vidas de pessoas com deficiência que enfrentaram inúmeros desafios e concluíram o ensino superior. Que este estudo possa contribuir para que compreendam seus alunos para além das deficiências que marcam seus corpos e impulsioná-los para a vida!

 

Voleibol sentado brincar e jogar na educação física escolar

voleibol

Autores: Edison Martins Miron e Maria da Piedade Resende da Costa

O voleibol sentado é um esporte que pode ser facilmente aprendido e democraticamente desenvolvido. Além de fazer parte das modalidades paraolímpicas, sua prática pode se localizar dentro das dimensões do esporte participação, educação eperformance. A escola é o ambiente mais propício para que o desenvolvimento de ações inclusivas aconteça. Propiciar situações integradoras por meio dos esportes nas aulas de Educação Física Escolar amplia as chances de êxito nas práticas educacionais. Nessa direção, os esportes adaptados e especificamente o voleibol sentado podem ser um conteúdo de fácil execução e de simples entendimento, necessitando de poucos materiais para o seu desenvolvimento. E vão muito além: podem suscitar a valorização das diferenças.

EdUFSCar no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)
Período: de 1 a 4 de novembro
Local: UFSCar – São Carlos
Horário: das 8h às 18h – Feira de Livros CBEE 2014

Noite de lançamento
Data: Domingo, 2 de novembro
Local: Restaurante AdUFSCar
Horário: das 19h às 22h

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

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