Clientes
Wilton José Marques lança 'O poeta do lá' com palestra na UFSCar
Nov 05, 2014
Professor autografa e ministra a Palestra 'Gonçalves Dias: Hoje', na quinta-feira, 13 de novembro, às 17h, na Universidade Federal de São Carlos
O surgimento literário do poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) foi um acontecimento decisivo para a consolidação da literatura brasileira. Em O poeta do lá, lançamento da EdUFSCar, este célebre autor tem outros quatro poemas analisados por Wilton José Marques, terceiro colocado do prêmio Jabuti de 2011, na categoria Teoria/Crítica Literária, com um estudo em que se debruçou sobre a obraMeditação, intitulado Gonçalves Dias: o poeta na contramão.
O poeta assumiu, em um espaço temporal relativamente curto, uma importância canônica. Seu projeto poético não apenas conferiu ao nosso romantismo um aspecto inovador, sobretudo ao dotar a poesia local de originalidade tanto na resolução do problema da nacionalidade literária quanto na expressão do sentimento romântico em si, como também fundou uma tradição poética própria.
Nesse sentido, Marques procura discutir algumas de suas preocupações temáticas por meio da leitura dos poemas O canto do guerreiro, O canto do Piaga, O vate eCanção do exílio. Neste, por exemplo, são analisadas a forma, a natureza tropical, a leitura e a epigrafia, em que cita o alemão Goethe (1749-1832).
A questão indígena na sua literatura recebe ampla abordagem no livro. “No caso de Gonçalves Dias, pode-se dizer que o seu indianismo, parente próximo do medievalismo coimbrão, também faz parte do todo ideológico que movia o Romantismo brasileiro, mas não era motivado apenas pela necessidade de uma literatura nacional, era-o também pela preocupação etnográfica com os destinos da população indígena”, explica Wilton José Marques.
Sobre o autor – Wilton José Marques é professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária do Departamento de Letras do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Araraquara). Outro ponto que Marques busca explicar são os diálogos literários que a obra de Gonçalves Dias trava com grandes escritores da língua portuguesa. Esta segunda parte do livro conta com três capítulos destinados a analisar a relação do poeta com Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade, além do historiador português Alexandre Herculano. “O poeta do lá é o resultado da reunião de alguns ensaios dispersos publicados na forma de artigos e um capítulo de livro, e basicamente discute vários aspectos do projeto literário do poeta romântico Antônio Gonçalves Dias, o que, por sua vez, justifica a própria unidade temática do livro”, sintetiza Marques.
Título: O poeta do lá
Autor: Wilton José Marques
Número de páginas: 152
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7600-375-5
Palestra e lançamento na EdUFSCar
Data: Quinta-feira, 13 de novembro, às 17h
Local: UFSCar - UEIM/CECH – localizado na área Sul
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom