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Educação Especial ganha destaque em novos títulos da EdUFSCar
Jan 05, 2015
Dois lançamentos da EdUFSCar têm como foco a Educação Especial e buscam auxiliar professores da desafiante tarefa de promover a inclusão de seus alunos.
Em Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar (162 páginas, R$ 32,00), as educadoras Enicéia Gonçalves Mendes, Carla Ariela Rios Vilaronga e Ana Paula Zerbato mostram como a escola comum pode responder às necessidades diferenciadas de crianças e jovens com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para tanto, discutem inicialmente a abordagem social dos direitos humanos e a concepção de política de inclusão social enquanto rede de serviços.
Em seguida, apresentam o papel dos profissionais da escola, bem como visitam a literatura na área, para propor o modelo de prestação de serviços baseado no coensino. Mostram ainda os resultados de estudos de caso e as ferramentas desenvolvidas para aplicação na pesquisa sobre abordagem colaborativa em educação especial.
Já em O aluno com deficiência visual cortical (154 páginas, R$ 29,00), de Lydia da Cruz Marques e Enicéia Gonçalves Mendes, o objetivo é oferecer a professores que atuam especificamente com essas crianças condições para assegurar sua participação ativa na escola, mas contém informações que podem ser úteis também a profissionais da área de saúde e pais.
Apresenta noções básicas do sistema visual, as características da deficiência visual e suas dimensões, detalhando sua terminologia, definição, causas, comprometimentos das funções primárias, disfunções perceptuais e cognitivas visuais, prognóstico e a proposição da abordagem colaborativa como caminho para se lidar com essa desafiadora situação.
Além de abordar a avaliação e identificação da deficiência visual e o planejamento de intervenção educacional do aluno, traz quatro casos que exemplificam na prática o que foi abordado anteriormente. No final, há ainda um glossário com termos técnicos da área.
Sobre as autoras – Enicéia Gonçalves Mendes é graduada em Psicologia (USP), mestre em Educação Especial (UFSCar), doutora em Psicologia (USP). É docente da UFSCar e atua na área de Educação Especial há 30 anos, desenvolvendo e orientando pesquisas sobre inclusão escolar, política educacional e deficiências. É a atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial.
Lydia da Cruz Marques é graduada em Ortóptica (Escola Paulista de Medicina), Ciências Sociais (Unesp), mestre e doutora em Educação Especial (UFSCar). Atua em clínica de Oftalmologia na área de deficiência visual há mais de 30 anos, e é fundadora da Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual de Araraquara- SP.
Carla Ariela Rios Vilaronga é graduada em Pedagogia (Unesp – Rio Claro), mestre em Educação (Unesp – Rio Claro) e doutoranda em Educação Especial (UFSCar). Trabalha como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial (UFSCar).
Ana Paula Zerbato é graduada em Pedagogia (Unesp – Araraquara), mestre e doutoranda em Educação Especial (UFSCar), tem especialização em Educação Infantil e a Escola de Nove Anos (UFSCar).
Título: Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial |
Título: O aluno com deficiência visual cortical – teoria e prática |
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
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