08
EdUFSCar apresenta títulos de Educação Matemática em evento sobre o tema
A Editora da Universidade Federal de São Carlos participa do III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, que ocorre entre os dias 5 e 7 no Campus São Carlos da UFSCar. Entre os títulos que serão comercializados, estão livros que abordam temas como Pedagogia e Geometria. Confira abaixo as obras apresentadas.
Economista apresenta a dinâmica do sistema econômico para iniciantes
Além de proporcionar a compreensão sobre a dinâmica do sistema econômico, 'Introdução à economia', da economista Andréa Eloisa Bueno Pimentel, lançamento da EdUFSCar, ajuda o leitor iniciante a ter uma visão crítica desse sistema.
Entrevistas inéditas resgatam o campo teórico dos estudos da infância brasileira
Os estudos sobre a infância do Brasil são bastante extensos, dispõem de uma produção densa e complexa e conta com a visão de muitos pesquisadores. Com o objetivo de configurar o campo teórico da sociologia da Educação Infantil no país a partir de artigos de especialistas renomados publicados em periódicos e, posteriormente, por meio de entrevistas com esses autores, Anete Abramowicz organiza 'Estudos da infância no Brasil: encontros e memórias', lançamento da EdUFSCar.
Psicóloga lança 'A criança com asma e sua família' em São Carlos
Dóris Lieth Nunes Peçanha autografa livro em que relaciona crianças asmáticas a seu contexto familiar. Evento acontece na quinta-feira, 20 de agosto, às 19h, no Almanach Bar
Síntese da obra de Marc Angenot debate o papel do discurso nos laços sociais
O que produz o entendimento e o desentendimento nos diálogos? Quais são os papéis dos discursos nos conflitos sociais? Por quais motivos convencer o outro é uma tarefa tão difícil? É sobre essas e outras questões que o pensamento do filósofo e linguista Marc Angenot é direcionado em "O Discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir", lançamento da EdUFSCar, organizado por Carlos Piovezani.
Pesquisa mostra como preparar indivíduos com atraso intelectual para o trabalho
Analfabetismo, baixa autoestima, dificuldades de comunicação, ausência ou instabilidade de relacionamentos sociais, falta de repertório básico para o trabalho, problemas de locomoção, distúrbios físicos e de saúde, comportamentos aberrantes. São essas algumas das características que marcam pessoas com séria deficiência intelectual, quando se encerram os esforços acadêmicos e elas devem ser encaminhadas para o trabalho, por volta dos 14 aos 18 anos. Geralmente diagnosticadas tardiamente, enfrentam uma série de barreiras para ter acesso a serviços especializados durante a infância. A probabilidade de sua inclusão no mercado acaba, portanto, sendo baixíssima. Para ajudar a reverter esse quadro, os pesquisadores e doutores em Psicologia Giovana Escobal e Celso Goyos lançam 'Trabalho de indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual: contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Processo de Tomada de Decisão', pela EdUFSCar.
EdUFSCar lança três títulos de Análise do Discurso em colóquio sobre o tema
A editora da Universidade Federal de São Carlos realiza em 3 de setembro o lançamento de "Presenças de Foucault na Análise do Discurso", "O Discurso social e as retóricas da incompreensão" e "História da beleza negra no Brasil" no IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso, que acontece entre 2 a 4 de setembro no campos da UFSCar em São Carlos.