02
Pesquisadora encontra solidariedade no trânsito de São Paulo ao discutir o papel de mediação social dos jornalistas
A mobilidade urbana se tornou um dos temas mais recorrentes na discussão urbana contemporânea, tanto na esfera acadêmica como na jornalística. O ponto de maior visibilidade desse debate é, certamente, a característica caótica e, em grande medida, conflituosa do trânsito.
Jornalista e pesquisador reposiciona a comunicação profissional para um mundo digital, globalizado e dividido
Contrastando com as verdades de um mundo em que as empresas digitais ditam comportamento e colocam práticas tradicionais em xeque, o livro 'Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado', lançamento da EdUFSCar, com apoio da Fapesp, reafirma a importância de jornalistas intelectualmente bem-formados e eticamente responsáveis. Sem se intimidar com as crises pelas quais os meios de comunicação atravessam nas últimas décadas, Carlos Sandano revê criticamente os valores tradicionais desta prática, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida afirmar que o Jornalismo se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo.
História das disputas oligárquicas em Mato Grosso mostra a formação do sistema de poder no Brasil na Primeira República
A configuração local do poder durante o começo da história republicana brasileira é o foco dos estudos de Larissa Rodrigues Vacari de Arruda em ‘Disputas Oligárquicas: as práticas políticas das elites mato-grossenses (1892-1906)’, lançamento da EdUFSCar, com apoio da Fapesp. Neste período conturbado, o poder político passa por um processo forte de descentralização levando à institucionalização de práticas como o coronelismo e o fortalecimento da posição dos governadores.