08
Karl Monsma lança 'A reprodução do racismo' durante o Simpósio Imigração e Raça no Brasil
Debate acontece na segunda-feira, 8 de agosto, às 9h30, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH – USP, em São Paulo.
Karl Monsma lança 'A reprodução do racismo' em São Carlos
Sessão de autógrafos acontece na quarta-feira, 10 de agosto, das 15h às 17h, na Livraria EdUFSCar, no campus UFSCar São Carlos
Os organizadores Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antonio Peggion lançam 'Povos indígenas em São Paulo' em São Carlos
Sessão de autógrafos acontece na quarta-feira, 17 de agosto, às 19h, no Bar Espaço Múltiplo
Karl Monsma lança 'A reprodução do racismo' em Porto Alegre
Sessão de autógrafos acontece na sexta-feira, 19 de agosto, às 19h, na Livraria Palavraria
Coletânea resgata passado e presente dos povos indígenas em São Paulo
De acordo com o recenseamento realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41.981 índios vivem em aldeias e em áreas urbanas no estado de São Paulo. Em 'Povos indígenas em São Paulo: novos olhares', lançamento da EdUFSCar, Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antonio Peggion reúnem estudos recentes sobre os povos indígenas que habitam ou habitaram tanto o litoral quanto o interior paulista, apresentando um panorama da história e da atualidade dessas populações que resistiram e ainda resistem na defesa de seus direitos e de seus modos de vida.
Antropólogos analisam os diferentes vínculos entre animais e seres humanos
Se até recentemente a presença dos animais nas etnografias se justificava, sobretudo, pelo reconhecimento de sua importância para as interações entre indivíduos, a emergência de novas perspectivas acerca das articulações entre natureza e cultura conduziram à consideração dos animais como participantes ativos das relações sociais envolvendo seres humanos e não-humanos. Diante deste cenário, Ciméa Barbato Bevilaqua e Felipe Vander Velden reúnem, em 'Parentes, vítimas, sujeitos: perspectivas antropológicas sobre relações entre humanos e animais', lançamento da EdUFSCar em coedição com a Editora UFPR, instigantes trabalhos de pesquisadores que vêm abordando múltiplas formas como coletivos humanos e animais se encontram e se conectam em cenários rurais e urbanos.