Clientes
EdUFSCar emplaca dois títulos de jornalismo entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2016
Oct 25, 2016
Os organizadores do Prêmio Jabuti anunciaram em 21 de outubro a relação dos dez títulos finalistas em cada uma de suas 27 categorias. Entre eles, "Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado", e "Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano", da Editora da Universidade Federal de São Carlos.
Os livros Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado, do jornalista e pesquisador Carlos Sandano, e Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano, da também jornalista e pesquisadora Mara Ferreira Rovida, são finalistas do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Comunicação, conforme apurado no último dia 21 de outubro pela Câmara Brasileira do Livro. A próxima etapa acontece no dia 11 de novembro, quando será divulgada a escolha dos três ganhadores de cada categoria.
Trabalhos originados em um mesmo grupo de pesquisa, coordenado pela professora Cremilda Medina na ECA/USP, incorporam os já clássicos conceitos desta pesquisadora, como narrativas da contemporaneidade e o signo da relação, para levar adiante a reflexão da responsabilidade social do jornalista e seu papel no mundo atual. Aplicando com rigor os métodos e teorias da Comunicação Social, ambos também navegam pelos campos da Sociologia, Antropologia, Linguística e Filosofia.
Em Para além do código digital (190 páginas, R$ 38), Sandano revê criticamente os valores tradicionais do Jornalismo, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida pensar o lugar e os sentidos dessa prática diante dos fluxos digitais de informação. Afirma então que o jornalista se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo, atividade destinada a profissionais intelectualmente bem-formados e eticamente responsáveis.
Já em Jornalismo em trânsito (254 páginas, R$ 36), Mara realiza um mergulho empírico no trânsito de São Paulo para pensar o Jornalismo como um espaço de encontro das diversidades, trafega entre a Sociologia e a reflexão sobre a prática jornalística em busca do diálogo social solidário. Descobre então que o caótico cenário do trânsito de São Paulo é igualmente um lugar de encontros, muitas vezes forçados e violentos, mas também de empatia e cumplicidade.
Criado em 1958, o Jabuti é o prêmio do livro mais tradicional no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na cadeia editorial.
Mais informações sobre o Prêmio Jabuti 2016 estão disponíveis no site: premiojabuti.com.br
Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom