10
Profissionais em Educação Física compartilham experiências em motricidade humana
O movimento está presente em diversas coisas. Uma folha de papel ao vento, por exemplo, executa uma movimentação distinta da de uma pessoa. Por isso, quando se trata de motricidade humana o que temos é ação. O novo título da série Apontamentos, organizado por Luiz Gonçalves Junior, é fruto de um trabalho instigado por questionamentos de estudantes e profissionais, inquietos em superar a lógica cartesiana do ensinar da Educação Física visando a episteme do educar e educar-se da Motricidade. Após longo percurso envolvendo diálogos críticos acerca de experiências pessoais-profissionais de colegas de diferentes universidades e países, a EdUFSCar apresenta 'Motricidade: experiências de educar e educar-se', convidando à leitura e também a novos questionamentos, reflexões, críticas e práxis.
Especialistas em Educação Especial analisam as diferentes formas de comunicação na surdocegueira
A surdocegueira é uma deficiência única, que associa a carência de dois canais sensoriais: a visão e a audição. Em graus diferentes, a combinação dessas duas carências causa extrema dificuldade nas relações educacionais, vocacionais, de lazer e sociais do indivíduo. Para discutir o assunto, as especialistas em Educação Especial Rita de Cássia Silveira Cambruzzi e Maria da Piedade Resende da Costa lançam, pela EdUFSCar, 'Surdocegueira: níveis e formas de comunicação'.
Pesquisadores avaliam a violência em práticas discursivas da atualidade pelo prisma de Michel Foucault
Em 'Violência e seus paradoxos: práticas discursivas pelas lentes de Michel Foucault', lançamento da EduFSCar, coloca-se em pauta o pensamento de Foucault em correlação com a análise do discurso ao analisar práticas discursivas da atualidade. Organizada por Sílvia Mara de Melo e Cleudemar Alves Fernandes, a coletânea reúne textos que analisam as diferentes formas de violência, desde as mais explícitas até as simbólicas, que se manifestam na imprensa, na literatura ou mesmo nas redes sociais.
UFSCar realiza IV Feira do Livro em Araras
Entre os dias 18 e 19 de outubro, acontece a IV Feira do Livro do Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos. O evento é aberto a toda comunidade e oferece descontos de até 30%.
Professor de música e pianista lança dois títulos sobre alfabetização musical
Percepção musical pode ser definida como a habilidade de grafar, perante um estímulo sonoro, a notação musical moderna. Este estímulo pode ser um som, bem como uma memória ou ideia. Para incentivar estudantes de música a desenvolver a aptidão de pensar em um som, ter a capacidade de entoá-lo e escrevê-lo, Antonio Carlos Leme Junior lança, pela série Apontamentos da EdUFSCar, 'Percepção e notação rítmica: atividades de treino autorregulado' e 'Percepção e notação melódica: atividades de treino autorregulado'.
EdUFSCar promove Feira do Livro Universitário 2016
Para estimular a prática da leitura ao público de todas as idades, livros de várias editoras estarão com descontos de 30% a 40%. Além disso, a EdUFSCar fará um bazar com títulos com preços que variam entre R$ 5,00 e R$ 50,00 (quantidades e títulos limitados).
EdUFSCar participa da 3ª Festa do Livro da USP São Carlos
Evento acontece de 24 a 27 de outubro, no Campus USP São Carlos. Na ocasião, os títulos estarão com descontos de 30% a 50%.
EdUFSCar participa do 40º Encontro Anual da ANPOCS
A Editora da Universidade Federal de São Carlos, representada pela Editora Unicamp, participa do 40º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) com a exposição de quatro títulos. Evento acontece de 24 a 28 de outubro, no Hotel Glória, em Caxambu (MG).