Clientes
Programa escolar promove reflexões sobre os desafios de ser mãe
Jun 30, 2014
Escola Santi realiza encontros com mães para discutir coletivamente a educação dos filhos
Criar um filho é sempre uma tarefa que gera dúvidas, ansiedades e grandes desafios. A troca de experiências e a reflexão coletiva sobre questões dos mais variados escopos podem ser importantes aliados nesse processo, contribuindo assim para a boa formação das crianças e, consequentemente, da sociedade. Partindo desse princípio, a Escola Santi promove a Roda Santi, um encontro entre mães para discutir de maneira coletiva a educação dos filhos. Há mais de 20 anos atuando como educadora, Paula Cury, é quem faz a mediação dos debates.
Voltado para mães com filhos na Educação Infantil (de 2 a 6 anos), dispostas a refletir e conversar sobre suas práticas educativas e melhorar a educação dos filhos, a Roda Santi nasceu em 2012 e acontece quatro vezes por ano. A iniciativa vem ganhando cada vez mais adeptos. “Começamos com um grupo pequeno, de apenas 12 mães e hoje temos 32 inscritas”, explica Cury. “Muitas mães que estão conosco desde o início.”
Como mediadora, Paula Cury procura estimular que as próprias mães compartilhem suas vivências e ajudem umas as outras. “Vale tudo, menos julgar e tentar convencer o outro”, explica a educadora. “Quando isso ocorre, meu papel é alertá-las.”
Dessa maneira, a Roda Santi é quase uma terapia coletiva, sobre como lidar com os novos desafios da atualidade e as mudanças no papel da mulher na sociedade. “As mães saem mais tranquilas, aceitando melhor suas limitações e mudando condutas muito simples do dia a dia com os filhos”, explica. “Elas estão reaprendendo a serem mães e mulheres neste novo milênio.”
Os temas dos encontros são definidos pelo próprio grupo, junto com a mediadora, a partir das demandas que surgem a cada Roda. Já emergiram debates sobre o limite imposto às crianças; como lidar com as birras; maneiras de como fazer com que os filhos experimentem e gostem de comidas saudáveis; ciúmes entre irmãos; e como lidar com as divergências entre maridos, sogras e mães sobre os filhos.
O próximo encontro já tem tema definido: como se lidar com a frustração dos filhos e das próprias mães para que estas aceitem as crianças como elas são sem colocar tantas expectativas.
Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br
Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom