Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 08 Brincadeira de arqueólogo estimula aprendizado de idioma estrangeiro

Clientes

Brincadeira de arqueólogo estimula aprendizado de idioma estrangeiro

Aug 27, 2014

Sequência didática proporciona contato com a língua inglesa de maneira divertida

Quanto maior exposição à língua inglesa durante a infância, mais a criança se acostuma aos sons, fonemas e interjeições, o que resulta em um maior potencial para o seu desenvolvimento linguístico no idioma. Para estimular o constante contato com o inglês das crianças de até cinco anos, a Escola Santi promove a sequência Alunos arqueólogos, em que elas escavam “ossos” de dinossauros com pás e lupas e aprendem os seus nomes em inglês.

Segundo a professora de inglês, Bianca Sgai Franco, há dois anos as turmas dessa faixa etária trabalham com o vocabulário envolvendo dinossauros, pois os estudantes se interessam rapidamente por assuntos relacionados à temática. “Podemos trabalhar vários e diferentes grupos de vocabulário, como partes do corpo de animais, cores, adjetivos descritivos, e assim por diante”, afirma.

Garota inspeciona detalhes do fóssilNeste ano, a novidade foi que as crianças se transformaram em arqueólogos em busca de fósseis no tanque de areia da escola. “A ideia de colocá-los na posição de arqueólogos surgiu quando um aluno achou um leão de brinquedo enterrado no tanque de areia e, como já tínhamos essa sequência, pensamos que seria delicioso colocá-los para cavar e achar os ossos”, explica Franco que, em conjunto com a professora Lígia Duran e a estagiária Talita  de Araújo Magalhães, idealizou essa nova configuração. “O trabalho em equipe torna tudo mais fácil, divertido e dinâmico, para as crianças e para nós também.”

Na etapa inicial da sequência didática, os alunos são desafiados a se transformarem em arqueólogos para buscar os fósseis de animais, feitos com jornal retorcido, um pouco de cola branca, fita crepe e muita imaginação. Quando os encontram, passam a conjecturar de que animal seria. “Por ser a aula inaugural, as crianças ainda não possuem o grupo de vocabulário necessário para utilizá-lo, mas eles se esforçam para usar as palavras que já conhecem”, relata. “Levantam o tempo todo questões as mais variadas, porque têm sede de conhecimento, e querem saber como se diz em inglês”. 

Crianças compartilham achados

A experiência desperta um grande interesse. “Com a inclusão da ideia de arqueólogos, os alunos mostram maior envolvimento e entusiasmo nas atividades”, conta. Ela acrescenta que os alunos fixam melhor os nomes em inglês quando suas curiosidades são instigadas. “Eles entendem o uso de determinada palavra numa situação e conseguem aplicá-la mesmo fora das aulas de Inglês. Isso mostra que aquele vocábulo foi completamente compreendido e se torna natural utilizá-lo para a comunicação”. 

Após a fase arqueológica, é feita uma conversa sobre os ossos dos dinossauros para relembrar as partes do corpo de animais. “A partir daí as crianças têm acesso a livros com textos informativos, literários, como o caso de Danny and the dinosaur, vídeos de animações baseados em literatura em língua inglesa, jogos com as partes do corpo desses animais, quebra-cabeças e brincadeiras, como Grab a tail”, diz a educadora. A atividade dura por volta de nove aulas.

Crianças e professora fazem escavações

Essa sequência faz parte do processo didático desenvolvido na Escola Santi que se inicia quando as crianças de até três anos começam a entrar em contato com o inglês. Consiste em pensar da mesma forma como aprendemos nossa língua materna, o português: “Não nascemos falando, mas ficamos expostos à língua constantemente e então começamos a utilizá-la espontaneamente”, conclui Bianca Sgai Franco.  

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis no site www.escolasanti.com.br 

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom