Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 09 Jogos e brincadeiras ensinam conceitos da probabilidade

Clientes

Jogos e brincadeiras ensinam conceitos da probabilidade

Sep 16, 2014

Turmas do 8º ano da Escola Santi aprendem brincando com dados a teoria matemática da probabilidade

Aprender e se divertir com jogos ajuda no pleno desenvolvimento social, cultural e emocional do estudante. Na Escola Santi, essa estratégia é utilizada pelos professores nas mais variadas disciplinas e séries como recurso didático. E na matemática, não é diferente. O aprendizado sobre probabilidade, matéria do 8º ano, se dá por meio do jogo de dados par ou ímpar. 

Segundo a professora de matemática Claudia Paulino Policicio, durante a atividade, os alunos se organizam em duplas. Jogam e anotam os resultados, para então responderem questões propostas que os fazem pensar sobre probabilidade. São realizadas oito rodadas para descobrir quem ganhou: o estudante que escolheu par ou o que escolheu ímpar. 

A discussão posterior é se quem ganhou foi por sorte ou se tinha alguma estratégia. “Depois de uma longa discussão, eles concluem que não era 50% de chance para cada um, como pensaram no início”, relata a professora. 

A aluna Maria Luiza Rodrigues Teixeira afirma que, no início do jogo, ela e seus colegas pensavam que as chances de ganhar fossem justas e cada um teria a mesma probabilidade de ganhar que o outro. “Mas percebemos que o jogador par tem mais chances de ganhar do que o ímpar, e que não é um jogo justo”, diz. Claudia explica que quem escolhe par tem mais chances de ganhar, porque qualquer número multiplicado por um número par se torna par. “A única chance seria aquela em que os números encontrados nos dados fossem todos ímpares.”

Garotos registram resultadoA turma começa a pensar, em conjunto com a educadora, outras situações nas quais essa teoria pode ser aplicada. “Chegamos juntos à conclusão de como se calculam quaisquer probabilidades: sempre temos que encontrar o número de chances de um evento acontecer e dividir pelo total de chances”, explica.

De acordo com a professora, uma atividade didática como essa ajuda não só no aprendizado da matemática como também promove a interação entre os estudantes, estimulando a participação, a cooperação, o respeito mútuo e a autocrítica. “Em matemática, é importante criarmos um ambiente que proporcione a investigação e a exploração de diferentes situações-problema.”

O recurso é bastante eficaz, pois os alunos chegam ao cálculo de probabilidades sem a necessidade do professor explicar teoricamente o assunto. “Quando conseguimos aplicar o conhecimento matemático à compreensão, o aprendizado fica muito melhor por se tornar mais fácil e prazeroso. Os alunos se envolvem muito, discutem bastante e adoram.”

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br 

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom