Clientes
Leitura compartilhada de autores célebres auxilia no aprendizado da língua inglesa
Sep 29, 2014
Estudantes da Escola Santi fazem, em conjunto, leituras dramáticas de textos em inglês para aprimorar a aprendizagem do idioma e conhecer os grandes ícones da literatura.
Para obter o domínio da língua inglesa é necessária a prática e a imersão em sua cultura de modo a ampliar o repertório literário e enriquecer o vocábulo. Com vista ao aperfeiçoamento da aprendizagem deste idioma, a Escola Santi propicia ao seu corpo discente do Fundamental II a Leitura Compartilhada, em que os estudantes realizam leituras dramáticas, para aprimoramento da pronúncia, entonação, compreensão dos textos e, principalmente, contato com textos clássicos e escritores renomados, como Sir Arthur Conan Doyle, Ian Fleming, Charles Dickens, Oscar Wilde, Arthur Miller, Agatha Christie e Edgar Alan Poe.
A leitura é feita em sala de aula ou em algum espaço tranquilo da escola. “Em algumas situações, eles escolhem ser um determinado personagem. Se o texto é muito narrativo ou descritivo, dividimos os turnos de leitura”, explica a professora de língua inglesa Ana Paula Carmona. “Sempre há uma contextualização antes de iniciarmos o trabalho e em todas as aulas de leitura trabalhamos com as predições do capítulo e também retomamos o que foi lido na aula anterior”.
De acordo com a educadora, o estudo visa promover o gosto pela leitura em língua inglesa, especialmente dos clássicos, pois os jovens são muito influenciados pela literatura contemporânea, porém desconhecem as grandes obras. “Queremos que eles conheçam autores representativos desta literatura, ampliem seu vocabulário e tenham uma referência correta de pronúncia da língua”, afirma.
A escolha dos autores é feita em função dos projetos que os estudantes irão desenvolver no trimestre e pelo tema ou gênero relevantes para aquele momento do aprendizado. “Nos 6º anos, estamos abordando contos de mistérios e, portanto, escolhemos como leitura compartilhada uma série de contos de Sherlock Holmes”, exemplifica. “Por já conhecerem o personagem, o envolvimento na trama é maior”.
O contato com os escritores e suas obras clássicas aproxima o aluno à língua inglesa. “Eles se sentem mais interessados a buscar um título em língua inglesa ao invés da versão traduzida em português. Tenho alunos do 9° ano que se sentiram mais confiantes para ler a versão original após as aulas de leitura compartilhada”, revela.
Neste ano, a atividade foi inovada com a incorporação do uso do e-book, em sintonia com a proposta da Escola Santi de aproximar docentes e discentes à realidade digital. “Com a aquisição dos tablets e laptops, estamos utilizando essa ferramenta com os alunos do 9º ano, com o texto Death of a Salesman, de Arthur Miller”.
Segundo a professora, houve uma pequena resistência quando se iniciou o uso do e-book, porque os alunos temiam se perderem durante a leitura. “Mas esse receio levou apenas uma aula para ser contornado”, diz. “Hoje todos se mostram muito bem adaptados a essa nova ferramenta.”
Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br
Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom