Clientes
Os caminhos da hegemonia norte-americana <br>para a América Latina
Oct 30, 2006
Nos últimos dez anos, Luiz Fernando Ayerbe se dedicou ao estudo do processo de configuração da hegemonia dos EUA no cenário mundial, em especial suas conseqüências para a América Latina. Ordem, poder e conflito no século XXI, lançamento da Editora UNESP, representa a fase conclusiva deste programa de pesquisa do autor, considerado um dos mais renomados especialistas no tema no Brasil. A obra analisa as concepções teóricas e avaliações políticas que predominam no âmbito da política externa dos Estados Unidos, em que a derrota do socialismo é associada à vitória definitiva de um modelo de desenvolvimento considerado universal, o capitalismo liberal.
Nos últimos dez anos, Luiz Fernando Ayerbe se dedicou ao estudo do processo de configuração da hegemonia dos EUA no cenário mundial, em especial suas conseqüências para a América Latina. Ordem, poder e conflito no século XXI, lançamento da Editora UNESP, representa a fase conclusiva deste programa de pesquisa do autor, considerado um dos mais renomados especialistas no tema no Brasil.
A obra analisa as concepções teóricas e avaliações políticas que predominam no âmbito da política externa dos Estados Unidos, em que a derrota do socialismo é associada à vitória definitiva de um modelo de desenvolvimento considerado universal, o capitalismo liberal, não havendo outro modelo possível para os países latino-americanos. Em Ordem, poder e conflito no século XXI, Ayerbe busca respostas ao desafio proposto por essa visão determinista e confronta diversas perspectivas sobre a viabilidade estratégica da unipolaridade nas relações internacionais e do capitalismo nas relações da sociedade. Com isso, abre caminhos de reflexão para o estudo da construção e consolidação do poder sócio-econômico dos Estados Unidos e para a análise das possibilidades da inserção latino-americana nessa nova ordem mundial.
O autor confronta as concepções de autores como Karl Marx, Lênin e Max Weber com declarações de Colin Powell, George W. Bush, Bill Clinton e Fidel Castro com o intuito de discutir a pluralidade de perspectivas sobre o alcance e os limites da ordem em formação, propondo dois tipos de debates: o que remete para as potencialidades transformadoras das ações promovidas pela sociedade civil e governos (apontando para um “outro mundo possível”) e aquele que reflete sobre as possibilidades do equilíbrio de poder como expressão de uma estrutura das relações internacionais que legitime a diversidade de atores que interagem na globalização.
Sobre o autor – Luis Fernando Ayerbe é professor adjunto do Departamento de Economia da UNESP, campus de Araraquara e do Programa San Tiago Dantas de pós-graduação em Relações Internacionais da UNESP, Unicamp e PUC/SP, onde coordena o Observatório das Relações Estados Unidos-América Latina (OREAL). Foi pesquisador visitante no David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, e do Centro de Estudios Internacionales e Interculturales da Universidade Autônoma de Barcelona. Em 2001, recebeu o Prêmio Casa de las Américas, na categoria de Ensaio Histórico-social, pelo livro Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia, também publicado
pela Editora UNESP.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br