Clientes
A música contemporânea enriquecida pela harmonia pós-tonal
Nov 28, 2006
As teorias musicais a respeito da harmonia pós-tonal são diversas e, em alguns casos, conflitantes e antagônicas. Em Estruturações Harmônicas Pós-Tonais, lançamento da Editora UNESP, Antenor Corrêa, percussionista da Orquestra Sinfônica de Santos, professor e arranjador, confronta as tentativas de sistematização e explicação harmônica da música pós-tonal no contexto da música contemporânea. O livro transcende as questões da harmonia: reflete sobre as formas de estruturação, as diferentes poéticas, as questões ligadas à comunicabilidade e as que dizem respeito aos projetos estéticos por vezes divergentes que convivem no contexto da música contemporânea.
As teorias musicais a respeito da harmonia pós-tonal são diversas e, em alguns casos, conflitantes e antagônicas. Em Estruturações Harmônicas Pós-Tonais, lançamento da Editora UNESP, Antenor Corrêa, percussionista da Orquestra Sinfônica de Santos, professor e arranjador, confronta as tentativas de sistematização e explicação harmônica da música pós-tonal no contexto da música contemporânea.
No início do século XX, grandes transformações marcaram as práticas da música tonal, quando se passaram a trabalhar técnicas de composição conhecidas atualmente por música pós-tonal. Apesar de rupturas entre a música tonal e pós-tonal, ambas convivem até hoje. Na harmonia pós-tonal, o discurso musical forma-se a partir do material constituído por novas estruturas melódicas e harmônicas, aliado a elementos musicais como ritmos, texturas, dinâmicas e timbres. Essas estruturas associam-se diversamente e levam à procura de outras formas para ser entendidas e comunicadas, desenvolvendo uma nova linguagem.
Assim, uma das bases da harmonia tonal, a dos acordes formados por intervalos relacionados entre si e convergindo para um centro, passam a ser independentes, com formações muito variadas e timbres especiais. Os sons associam-se em outros tipos de escalas, enquanto dinâmica e timbre tornam-se estruturais. O tecido musical trabalha com superposições de fragmentos, camadas e ritmos, o que confere à música riqueza de detalhes.
Estruturações Harmônicas Pós-Tonais transcende as questões da harmonia: reflete sobre as formas de estruturação, as diferentes poéticas, as questões ligadas à comunicabilidade e as que dizem respeito aos projetos estéticos por vezes divergentes que convivem no contexto da música contemporânea.
Além do trabalho teórico, o aspecto prático do fazer musical também é contemplado na obra na medida em que o Corrêa usa de sua experiência como percussionista para proporcionar um entendimento mais claro dos procedimentos organizacionais da harmonia pós-tonal.
Sobre o autor
Antenor Ferreira Corrêa é formado em Percussão pela Escola Municipal de Música (SP), mestre em teoria musical e bacharel em Composição e Regência pela UNESP. Paralelo às atividades de docente e arranjador, desenvolve projeto de doutorado na ECA-USP na área de composição, visando à elaboração de um modelo composicional pós-tonal pela integração de técnicas analíticas.
Título: Estruturações Harmônicas Pós-Tonais
Autor: Antenor Ferreira Corrêa
Número de páginas: 220
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 85-7139-675-2
Data de publicação: 2006
Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br