Clientes
O debate da educação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros
Jan 02, 2007
O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado em 1955 e extinto em 1964 após o golpe militar, caracterizou-se por promover o debate junto à sociedade sobre os problemas nacionais. Em O ISEB, os intelectuais e a diferença, lançamento da Editora UNESP, o autor Antônio Marques do Vale investiga como os problemas educacionais foram abordados na produção do Iseb, a partir dos principais autores isebianos, como Roland Cavalcanti de Albuquerque Corbisier, Álvaro Vieira Pinto, Cândido Antônio Mendes de Almeida, Hélio Jaguaribe Gomes de Matos e Alberto Guerreiro Ramos.
O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado em 1955 e extinto em 1964 após o golpe militar, caracterizou-se por promover o debate junto à sociedade sobre os problemas nacionais. Filosofia, história, economia, sociologia, política e cultura eram assuntos constantes na pauta de discussões dos intelectuais do Instituto. Em O ISEB, os intelectuais e a diferença, lançamento da Editora UNESP, o autor Antônio Marques do Vale investiga como os problemas educacionais foram abordados na produção do Iseb. Para isso, analisa cinco autores isebianos: Roland Cavalcanti de Albuquerque Corbisier, Álvaro Vieira Pinto, Cândido Antônio Mendes de Almeida, Hélio Jaguaribe Gomes de Matos e Alberto Guerreiro Ramos.
O estudo de Marques baseia-se, principalmente, em livros, periódicos e jornais publicados pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros e em entrevistas feitas tanto pelo autor como por outros pesquisadores. Marques discute a ação dos cinco intelectuais e as concepções sobre o papel e a formação deles, procurando a correlação entre as diversas teorias e as atividades dos isebianos com o planejamento da educação. A fundamentação teórica do trabalho inclui Gramsci, Marx e Zuribi.
O ISEB, os intelectuais e a diferença estrutura-se em quatro capítulos. Os três primeiros apresentam os projetos e as análises dos isebianos, seja com base em suas categorias filosóficas, sociológicas, culturais e econômicas, seja com base nas considerações dos autores sobre intelectualidade e educação. No quarto capítulo, unem-se, em uma discussão crítica, a contribuição de diferentes autores, incluindo a de Marques, sobre uma vida intelectual plena e transformadora. Assim, a obra propõe uma abertura contra a arrogância na vida intelectual e por uma educação marcada pelo debate.
Sobre o autor - Antônio Marques do Vale é mestre e doutor em Filosofia e História da Educação pela Unesp, campus de Marília, mestre em Filosofia (Lateranense, Roma) e em Teologia Dogmática (Gregoriana, Roma) e doutor pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. É professor de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR).
Título: O ISEB, os intelectuais e a diferença – um diálogo teimoso na educação
Autor: Antônio Marques do Vale
Número de páginas: 247
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 85-7139-668-X
Data de publicação: 2006
Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br