Clientes
O ensino da arte na escola como ato propagador de cidadania
Jan 28, 2007
A Arte é uma disciplina plena de conteúdo específico, mas quando utilizada como eixo articulador de outros saberes pode alavancar a postura cidadã dos estudantes, principalmente do Ensino Fundamental e Médio. Para retratar o trabalho e a experiência de professores de arte, vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã – criado em 2000 pelo Instituto Arte na Escola e promovido anualmente – a Cultura Acadêmica Editora lança a obra Arte, escola e cidadania. Os processos de ensino descritos no livro, que se confundem com histórias de vida, mostram caminhos percorridos com base na crença da necessidade de ouvir cada aluno e percebê-lo em sua individualidade, necessidades e desejos.
A Arte é uma disciplina plena de conteúdo específico, mas quando utilizada como eixo articulador de outros saberes pode alavancar a postura cidadã dos estudantes, principalmente do Ensino Fundamental e Médio. Para retratar o trabalho e a experiência de professores de arte, vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã – criado em 2000 pelo Instituto Arte na Escola e promovido anualmente – a Cultura Acadêmica Editora lança a obra Arte, escola e cidadania. Os processos de ensino descritos no livro, que se confundem com histórias de vida, mostram caminhos percorridos com base na crença da necessidade de ouvir cada aluno e percebê-lo em sua individualidade, necessidades e desejos.
Por meio dessa obra, o Instituto Arte na Escola apresenta a história do Prêmio Arte na Escola Cidadã e detalha os projetos ganhadores desde a primeira edição do evento. No ano de 2005, por exemplo, o projeto “Expressão Musical, Valores e Protagonismo”, do professor Ricardo Levi, alcançou o primeiro lugar da categoria “EF 5ª a 8ª e EM”. Desenvolvido com alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental na cidade de Florianópolis (SC), o projeto ofereceu subsídios básicos para que os alunos, apropriando-se de teorias, pudessem aplicá-las na criação de composições, de arranjos, na técnica vocal e instrumental. Os alunos ampliaram seu repertório musical, ensaiaram e gravaram suas composições, além de apresentarem peças vocais e instrumentais na escola e em outros eventos da cidade, como no auditório da Universidade Federal, onde tocaram para uma platéia de 1.500 pessoas.
Arte, escola e cidadania conta com referências conceituais de três parceiros: José Bernardo Toro, segundo o qual “todo ato educativo é uma obra de arte e todo educador é um artista, porque faz de cada aluno uma obra única de dignidade humana”; Denice Catani, que destaca a contribuição da obra, pois “relatos de experiências são capazes de desencadear novas disposições individuais e coletivas do fazer pedagógico”; e Fernando Hernández, para ele o leitor encontrará nas páginas do livro o professor que, ao decidir tornar pública sua experiência, assume possuir ”um saber articulado e elaborado sobre a sua prática, seu estar no mundo, que por sua vez se traduz em crenças, atitudes e práticas educacionais”.
A obra chega num momento em que os paradigmas curriculares não são claros sobre o que se espera que um jovem aprenda na aula de arte. E apresenta exemplos de professores que levam à sala de aula projetos que, elaborados a partir do universo da arte, buscam a interconexão com os saberes que a escola articula e também buscam sua extroversão à comunidade, reforçando assim o lastro de cidadania com que vão forjar seu aluno.
Sobre o Instituto Arte na Escola - O Instituto Arte na Escola foi fundado em 2000 pela Fundação Iochpe com o objetivo de qualificar o ensino da arte na escola brasileira. Com sede em São Paulo, o Instituto articula 55 pólos universitários em praticamente todos os estados da Federação, aos quais fornece materiais de apóio didático para o ensino da arte. A Rede provê Educação Continuada na sede das universidades para os sistemas públicos de ensino de suas regiões, através de parcerias com 413 Secretarias de Educação e instituições culturais.
Título: Arte, escola e cidadania – um prêmio e seus premiados
Organização: Instituto Arte na Escola
Número de páginas: 110
Formato: 23 x 27 cm
Preço: R$ 28
ISBN: 85-98605-13-1
Data de publicação: 2006
Os livros da Cultura Acadêmica são distribuídos pela Fundação Editora da UNESP: (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br